Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cerqueira, Teresa Cristina Siqueira | - |
dc.contributor.author | Rodrigues, Carlos Eduardo | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Carlos Eduardo. Representações sociais na vivência educativa de professores e alunos. 2011. 63 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. | en |
dc.description | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. | en |
dc.description.abstract | Este trabalho vem com intuito de desmistificar a teoria das representações sociais com o processo da psicologia social, como única ferramenta capaz de persuadir a constituição do indivíduo desde sua vivência educativa até os pormenores de sua convivência social nítida em suas leis, em seus símbolos e em seus procedimentos típicos próprios de ensino. Para assim, enfrentar qualquer ambiente seja ele, em grandes centros, em regiões rurais ou cidades ditames periferias, subúrbios ou interioranas, e um desses ambientes que embarcamos na cidade de Ceilândia, uma região grandiosa tanto demograficamente quanto culturalmente por se tratar de migrantes da região nordestina, com sua alegria e ritmo de força e determinação tão abrangente, e considero que seja este seu clamor perante o mercado de trabalho e seus dirigentes de garanti-los como notáveis fundadores da taxa de desemprego, e esse é minha preocupação mais substancial. O trabalho apresenta o seguinte objetivo geral: Analisar no derivado estudo uma confrontação do trabalho de vivência escolar entre professores e alunos. Os participantes da pesquisa foram dois professores, uma do sexo feminino e um do sexo masculino de uma instituição pública da rede de ensino fundamental e observação de 40 alunos num percentual de maioria do sexo masculino (80%) e 20% do sexo feminino. Para realização da pesquisa foram utilizados dois questionários. Para o aluno, o questionário apresenta questões abertas e fechadas. Para os professores o questionário apresenta somente questões abertas. As análises dos resultados revelam que para os professores a escola representa cidadania, aprendizagem e oportunidade. Para os alunos, as palavras mais evocadas para representar a escola foram: compromisso, crescimento, oportunidade e caminhos. Conclui-se nesse trabalho sobre representações sociais, que as formas de convivência dos habitantes da região interiorana de Ceilândia perpassa pela noção de vivência, sendo as representações sobre a escola marcada pela noção de cidadania, aprendizagem e oportunidade, tais representações são construídas, entre outras, na relação professor e aluno, que é a simples forma de o indivíduo interagir uns com os outros. | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.subject.keyword | Representações sociais | en |
dc.subject.keyword | Professores | en |
dc.subject.keyword | Estudantes | en |
dc.subject.keyword | Educação | en |
dc.title | Representações sociais na vivência educativa de professores e alunos | en |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | en |
dc.date.accessioned | 2012-03-16T19:33:55Z | - |
dc.date.available | 2012-03-16T19:33:55Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-16T19:33:55Z | - |
dc.date.submitted | 2011-11-30 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/3151 | - |
dc.language.iso | Português | en |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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