Título: | Educação financeira e uso de mídias sociais : uma análise exploratoria |
Autor(es): | Pinori, Bárbara Pereira |
Orientador(es): | Souza, Ludmila de Melo |
Assunto: | Educação financeira Finanças pessoais Redes sociais on-line |
Data de apresentação: | Mai-2021 |
Data de publicação: | 27-Jul-2022 |
Referência: | PINORI, Bárbara Pereira. Educação financeira e uso de mídias sociais: uma análise exploratoria. 2021. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este artigo propõe determinar se as pessoas buscam alfabetização financeira nas mídias
sociais. Para alcançar esse objetivo, foi usado o método estático com coleta de dados
através do questionário qual foi constituído por 31 perguntas, separado por 4 seções:1)
Perfil geral qual dentre as pergunta são a idade, gênero, escolaridade; 2) Perfil digital para
saber se as pessoas possuem acesso à internet; 3) Perfil do consumidor para entender o
que ele mais gastar; 4) Perfil do Investido e Conteúdos usados nas mídias sociais. Para
coleta de dados foi divulgado nos grupos de faculdade, amigos e familiares de Whatsapp,
quais eles ainda divulgaram para outras pessoas, tambem foi divulgado no Instagram no
perfil da pesquisadora, no do Educa o Dinheiro e no Perfil Contabilidade em Geral, o qual
é coadministrado pela orientadora. Além dessa divulgação, foi enviado para 1206 e-mail
de alunos, professores e auxiliares administrativos do Departamento de Ciências
Contábeis e Atuariais. Foi obtido 261 respondentes. Assim, os dados obtidos do
questionário ajudou saber o perfil geral da pessoa, se usa as mídias sociais para
alfabetização financeira e qual conteúdo busca de finanças pessoais nas mídias sociais e
quais são esses conteúdo. |
Abstract: | This article proposes to determine whether people seek financial literacy on social media.
To achieve this objective, the static method with data collection through the questionnaire
was used which consisted of 31 questions, separated by 4 sections: 1) General profile
which among the questions are age, gender, education; 2) Digital profile to find out if
people have access to the internet; 3) Consumer profile to understand what they spend the
most; 4) Investee Profile and Content used in social media. For data collection, it was
disclosed in the college groups, friends and family of Whatsapp, which they still disclosed
to other people, it was also disclosed on Instagram in the researcher's profile, in Educa o
Dinheiro and in the Accounting Profile in General, which is co-administered by the
advisor. In addition to this disclosure, 1206 e-mails were sent to students, teachers and
administrative assistants from the Department of Accounting and Actuarial Sciences. 261
respondents were obtained. Thus, the data obtained from the questionnaire helped to
know the general profile of the person, whether to use social media for financial literacy
and what content to search for personal finances on social media and what are these
contents. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.