Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31485
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BarbaraPereiraPinori_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSouza, Ludmila de Melo-
dc.contributor.authorPinori, Bárbara Pereira-
dc.identifier.citationPINORI, Bárbara Pereira. Educação financeira e uso de mídias sociais: uma análise exploratoria. 2021. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo propõe determinar se as pessoas buscam alfabetização financeira nas mídias sociais. Para alcançar esse objetivo, foi usado o método estático com coleta de dados através do questionário qual foi constituído por 31 perguntas, separado por 4 seções:1) Perfil geral qual dentre as pergunta são a idade, gênero, escolaridade; 2) Perfil digital para saber se as pessoas possuem acesso à internet; 3) Perfil do consumidor para entender o que ele mais gastar; 4) Perfil do Investido e Conteúdos usados nas mídias sociais. Para coleta de dados foi divulgado nos grupos de faculdade, amigos e familiares de Whatsapp, quais eles ainda divulgaram para outras pessoas, tambem foi divulgado no Instagram no perfil da pesquisadora, no do Educa o Dinheiro e no Perfil Contabilidade em Geral, o qual é coadministrado pela orientadora. Além dessa divulgação, foi enviado para 1206 e-mail de alunos, professores e auxiliares administrativos do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais. Foi obtido 261 respondentes. Assim, os dados obtidos do questionário ajudou saber o perfil geral da pessoa, se usa as mídias sociais para alfabetização financeira e qual conteúdo busca de finanças pessoais nas mídias sociais e quais são esses conteúdo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordFinanças pessoaispt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.titleEducação financeira e uso de mídias sociais : uma análise exploratoriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-27T13:52:06Z-
dc.date.available2022-07-27T13:52:06Z-
dc.date.submitted2021-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31485-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article proposes to determine whether people seek financial literacy on social media. To achieve this objective, the static method with data collection through the questionnaire was used which consisted of 31 questions, separated by 4 sections: 1) General profile which among the questions are age, gender, education; 2) Digital profile to find out if people have access to the internet; 3) Consumer profile to understand what they spend the most; 4) Investee Profile and Content used in social media. For data collection, it was disclosed in the college groups, friends and family of Whatsapp, which they still disclosed to other people, it was also disclosed on Instagram in the researcher's profile, in Educa o Dinheiro and in the Accounting Profile in General, which is co-administered by the advisor. In addition to this disclosure, 1206 e-mails were sent to students, teachers and administrative assistants from the Department of Accounting and Actuarial Sciences. 261 respondents were obtained. Thus, the data obtained from the questionnaire helped to know the general profile of the person, whether to use social media for financial literacy and what content to search for personal finances on social media and what are these contents.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.