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dc.contributor.advisorNogueira, Danielle Xabregas Pamplona-
dc.contributor.authorGomes, Daniela Fernandes Rufino-
dc.identifier.citationGOMES, Daniela Fernandes Rufino. A avaliação de cursos e o uso de seus resultados: um estudo numa instituição bancária. 2011. 68 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.en
dc.description.abstractO presente estudo pode ser classificado como uma pesquisa social dentro do conceito de GIL, 2010, e foi desenvolvido com o intuito de investigar um modelo de avaliação de cursos desenvolvida por uma instituição bancária, para identificar a concepção de avaliação que orienta os processos avaliativos, analisar a forma como os gestores utilizam os resultados na gestão acadêmica do curso e o impacto do uso desses resultados na instituição. Para tal, o estudo vale-se das concepções de ARREDONDO, (2009), BELLONI (2003), FREITAS (2009) LARANJEIRA (1997), PILATI (2009), RISTOFF (2005) e WORTHEN (2004) como fundamentos para essas análises. Também são feitos breves apontamentos sobre universidades corporativas e educação corporativa. Foram utilizados documentos da instituição e entrevistas por pautas para coleta de informações. A análise mostrou que as informações geradas através das avaliações objetivam a melhoria da abordagem do conteúdo junto aos treinandos, visando sempre a melhoria no desempenho organizacional. Bem como mostrou que a avaliação na forma em que é conduzida pode ser considerada global, final e somativa. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study can be classified as a social research within the concept of GIL (2010) and was developed in order to investigate a model of courses evaluation developed by a bank institution with the purpose of identifying the evaluation design that guides the evaluation process, analyzing how managers use the results in the academic management of the course and the impact of using these results in the institution. With that goal, the study draws on the concepts of ARREDONDO (2009), BELLONI (2003), FREITAS (2009), LARANJEIRA (1997), PILATI (2009), RISTOFF (2005) and WORTHEN (2004) as grounds for these analyses. There are also brief notes about corporate universities and corporate education. Documents were used by the institution's guidelines for interviews and information gathering. The analysis showed that the information generated through assessments are aimed at improving the approach to the trainees and their organizational performance. The evaluation also showed that the form in which it is conducted can be considered comprehensive, final and sommative. KEYWORDS: courses assessment, formative evaluation, corporate education.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordEducação corporativaen
dc.subject.keywordAvaliação educacionalen
dc.subject.keywordUniversidade corporativaen
dc.titleA avaliação de cursos e o uso de seus resultados : um estudo numa instituição bancáriaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2012-03-16T15:19:31Z-
dc.date.available2012-03-16T15:19:31Z-
dc.date.issued2012-03-16T15:19:31Z-
dc.date.submitted2011-12-14-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/3147-
dc.language.isoPortuguêsen
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