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Título: A consolidação da economia movida pelas plataformas digitais : uma análise sobre a trajetória da regulamentação da Uber no Brasil
Autor(es): Costa Neto, Alceu Fernandes da
Orientador(es): Neves, Marcelo da Costa Pinto
Assunto: Uber (Aplicativo de transporte individual de passageiros)
Regulamentação profissional
Economia compartilhada
Brasil
Data de apresentação: 5-Mai-2022
Data de publicação: 27-Jul-2022
Referência: COSTA NETO, Alceu Fernandes da. A consolidação da economia movida pelas plataformas digitais : uma análise sobre a trajetória da regulamentação da Uber no Brasil. 2022. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo investigar o processo de regulamentação da Uber no Brasil. A empresa, fundada na Califórnia, que conecta passageiros e motoristas por meio de um aplicativo que funciona por georreferenciamento causou impactos em diversos setores da sociedade modificando comportamentos, interferindo nos sistemas econômicos e jurídicos e provocando intensos debates em torno do funcionamento de suas operações. A pesquisa levou em consideração como foi a trajetória de regulamentação em cada uma das 27 capitais do país, a fim de evidenciar como os arranjos institucionais se ressignificaram para comportar o modelo. A empresa, que sempre utilizou o argumento da disrupção, ingressou praticamente sem qualquer barreira e afetou duramente o regime de concorrência dos transportes individuais dominados pelos táxis. A sua expansão foi suportada por escapes na aplicação das normas restritivas, movimento sempre facilitado por sua imprecisão teórica e prática. Procuramos evidenciar as interações entre a empresa, a sociedade e as instituições. A análise foi produzida a partir do levantamento de dados contidos em mídia e em fontes normativas (leis, decretos, resoluções e decisões judiciais) primárias. O que se buscou entender foi como as instituições disputaram espaço quanto à determinação das formas de regulamentação; quais os conteúdos e efeitos dessas regulamentações; como a empresa reage ao seu enquadramento à normas; como a sociedade interage de modo a apoiar com regulações mais ou menos restritivas; bem como, o que é possível absorver desse processo em termos de diálogo institucional, regulamentação de novas tendências tecnológicas, controle e autonomia dos entes federados frente às empresas de tecnologia. As discussões levantadas apontaram para dificuldade – ou mesmo impossibilidade – de se restringir a Uber no Brasil. Para a necessidade de se pensar normas mais completas que não apenas busquem sanar questões de disputas de mercado diante do maniqueísmo Uber v. Taxi e para a relevância do Poder Judiciário que se tornou um protagonista essencial para o setor. Ao fim, concluiu-se que o processo de regulamentação proposto não foi o suficiente para pacificar todas as questões, já que após as garantias institucionais dadas em âmbito federal para o funcionamento, outros problemas que em um primeiro momento eram colaterais, notadamente relacionado com questões laborais, passam a emergir em um processo de contínuos conflitos sociais.
Abstract: This paper aimed to investigate the regularization process of Uber in Brazil. The company, founded in California, which connects passengers and drivers through an application that works by georeferencing, has caused impacts in various sectors of society, changing behaviours, interfering in economic and legal systems, and provoking intense debates around the functioning of its operations. The research considered how the regulation trajectory was in each of the 27 capital cities in the country, to show how the institutional arrangements were resignified to accommodate the model. The company, which has always used the disruption argument, entered practically without any barriers, and severely affected the competition regime of individual transportation dominated by cabs. Its expansion was supported by escapes in the application of restrictive regulations, a movement always facilitated by its theoretical and practical imprecision. We seek to highlight the interactions between the company, society, and institutions. The analysis was produced from a survey of data contained in the media and in primary normative sources (laws, decrees, resolutions, and court decisions). What was sought to understand was how the institutions competed for space in determining the forms of regulation; what are the contents and the effects of these regulations; how the company reacts to its adjustment to the norms; how society interacts in order to support more or less restrictive regulations; as well as, what it is possible to absorb from this process in terms of institutional dialogue, regulation of new technological trends, control and sovereignty of the federal entities in relation to technology companies. The discussions raised pointed to the difficulty - or even impossibility - of restricting Uber in Brazil. For the need to think of more complete norms that do not only seek to resolve issues of market disputes in the face of the Uber v. Taxi dualism and for the relevance of the Judiciary, which has become an essential player in the sector. In the end, it was concluded that the proposed regulation process was not enough to pacify all issues, since after the institutional guarantees given at the federal level for the operation, other problems that at first were collateral, notably related to labour issues, begin to emerge in a process of continuous social conflict.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2022.
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