Título: | Tornar-se professor : desafios e possibilidades na disciplina didática fundamental da Universidade de Brasília em contexto de ensino remoto |
Autor(es): | Araújo, Yana Mara Lopes de |
Orientador(es): | Mourão, Ireuda da Costa |
Assunto: | Professores - formação Ensino Remoto Emergencial (ERE) |
Data de apresentação: | 4-Mai-2022 |
Data de publicação: | 27-Jul-2022 |
Referência: | ARAÚJO, Yana Mara Lopes de. Tornar-se professor : desafios e possibilidades na disciplina didática fundamental da Universidade de Brasília em contexto de ensino remoto. 2022. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho foi realizado com o objetivo de identificar que identidade docente tem sido
construída durante a formação inicial de professores, a partir da disciplina Didática
Fundamental, no contexto do ensino remoto, na Universidade de Brasília. Para a metodologia,
utilizou-se da pesquisa qualitativa, documental e explicativa, tendo como principal técnica a
análise documental. Os documentos analisados foram: o plano de ensino da disciplina; os
textos; as atividades realizadas pelos estudantes; e demais materiais disponibilizados aos
sujeitos da turma nas plataformas Microsoft Teams e Sistema Integrado de Gestão de
Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os sujeitos da pesquisa foram cinco licenciandos e a
docente de uma turma de Didática ministrada no semestre 1/2020. A fundamentação teórica
baseou-se principalmente em CANDAU (2012), FARIAS et al. (2009), VEIGA (2004),
NÓVOA (2000) e PIMENTA (1999). Nela abordaram-se os seguintes conceitos: identidades
docentes, saberes docentes, didática e formação de professores. Os resultados da pesquisa
indicaram que, mesmo em condições de ensino remoto, a disciplina Didática Fundamental
mostrou-se um componente importantíssimo para a formação inicial de professores. Esta
constatação foi possível a partir da análise dos conteúdos, das atividades propostas, e dos
discursos dos sujeitos. A princípio, a análise resultou nas seguintes categorias: história de
vida; influência familiar; influência de outros professores; e participação nos movimentos
sociais e de representação estudantil durante a educação básica. Concluiu-se,
preliminarmente, que esta disciplina valoriza a articulação entre teoria e prática e preza pelas
dimensões política, técnica e afetiva na constituição das identidades dos professores formados
na Universidade de Brasília. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.