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Título: Tornar-se professor : desafios e possibilidades na disciplina didática fundamental da Universidade de Brasília em contexto de ensino remoto
Autor(es): Araújo, Yana Mara Lopes de
Orientador(es): Mourão, Ireuda da Costa
Assunto: Professores - formação
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 27-Jul-2022
Referência: ARAÚJO, Yana Mara Lopes de. Tornar-se professor : desafios e possibilidades na disciplina didática fundamental da Universidade de Brasília em contexto de ensino remoto. 2022. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho foi realizado com o objetivo de identificar que identidade docente tem sido construída durante a formação inicial de professores, a partir da disciplina Didática Fundamental, no contexto do ensino remoto, na Universidade de Brasília. Para a metodologia, utilizou-se da pesquisa qualitativa, documental e explicativa, tendo como principal técnica a análise documental. Os documentos analisados foram: o plano de ensino da disciplina; os textos; as atividades realizadas pelos estudantes; e demais materiais disponibilizados aos sujeitos da turma nas plataformas Microsoft Teams e Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os sujeitos da pesquisa foram cinco licenciandos e a docente de uma turma de Didática ministrada no semestre 1/2020. A fundamentação teórica baseou-se principalmente em CANDAU (2012), FARIAS et al. (2009), VEIGA (2004), NÓVOA (2000) e PIMENTA (1999). Nela abordaram-se os seguintes conceitos: identidades docentes, saberes docentes, didática e formação de professores. Os resultados da pesquisa indicaram que, mesmo em condições de ensino remoto, a disciplina Didática Fundamental mostrou-se um componente importantíssimo para a formação inicial de professores. Esta constatação foi possível a partir da análise dos conteúdos, das atividades propostas, e dos discursos dos sujeitos. A princípio, a análise resultou nas seguintes categorias: história de vida; influência familiar; influência de outros professores; e participação nos movimentos sociais e de representação estudantil durante a educação básica. Concluiu-se, preliminarmente, que esta disciplina valoriza a articulação entre teoria e prática e preza pelas dimensões política, técnica e afetiva na constituição das identidades dos professores formados na Universidade de Brasília.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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