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2022_RosaliaBarbosaSoares_tcc.pdf1,6 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorDantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto-
dc.contributor.authorSoares, Rosália Barbosa-
dc.identifier.citationSOARES, Rosália Barbosa. Escola de tempo integral : vívidas memórias da estudante e professora. 2022. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa, transformada em Trabalho Final de Curso (TFC), tem como objetivo refletir sobre os momentos importantes de minha vida como estudante e profissional de educação, mais especificamente, de minhas experiências relacionadas à Educação Integral em diferentes lugares do Brasil. A metodologia utilizada no trabalho é de natureza qualitativa, de cunho descritivo cujo destaque é a história de vida, em que se destaca recortes relevantes sobre o objeto de estudo da pesquisa. Que nem uma trama, o texto vai se construindo no entrelaçar com as teorias e a reflexão desta autora, relacionando estes fios (história de vida, teorias e reflexão da autora) no sentido de alcançar a realidade concreta incitada pela própria história, a formação inicial para a docência e a própria prática educativa. Assim, a fundamentação teórica foi pautada em alguns teóricos que dialogam acerca do tema, como: Moacir Gadotti, Darcy Ribeiro e Paulo Freire no intuito de compreender claramente a tão apregoada educação de qualidade oferecida na escola de tempo integral. Os resultados, fruto dessa reflexão, apontam para realidade da escola pública brasileira não poder se transformar por continuar a ser encarada como assistencialista, colocando os estudantes dentro delas com a crença de estar protegendo-os de uma sociedade doente. As conclusões me levaram a compreender que qualidade em educação está muito além da ampliação da jornada escolar. Essa qualidade somente acontecerá quando os gestores públicos colocarem a Educação acima de seus interesses pessoais.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação integral - atividades complementarespt_BR
dc.subject.keywordEscola de tempo integralpt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.titleEscola de tempo integral : vívidas memórias da estudante e professorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-26T13:56:03Z-
dc.date.available2022-07-26T13:56:03Z-
dc.date.submitted2022-03-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31457-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research, transformed into Final Course Work (TFC), aims to reflect on the important moments of my life as a student and education professional, more specifically, my experiences related to Integral Education in different places in Brazil. The methodology used in this work is qualitative, of a descriptive nature, whose highlight is the life story, in which emphasis the relevant clippings about the research object of the present study. Like a plot, the text is built in the intertwining with the theories and the reflection of this author, relating these threads (life story, theories and reflection of the author) in the sense of reaching the concrete reality incited by the history itself, the initial formation for teaching and the educational practice itself. Thus, the theoretical foundation was based on some theorists who dialogue on the subject, such as Moacir Gadotti, Darcy Ribeiro and Paulo Freire. They argue about the much-heralded quality education offered in full-time school. The results, because of this reflection, point to the reality of the Brazilian public school not being able to transform itself because it continues to be seen as welfare, placing students inside them with the belief that they are protecting them from a sick society. The conclusions led me to understand that quality in education is far beyond the expansion of the school day. This quality will only happen when public managers place education above their personal interests.pt_BR
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