Título: | Métodos e técnicas no ensino fundamental : percepções de docentes egressas das licenciaturas da UnB |
Autor(es): | Ramos, Stela de Sousa |
Orientador(es): | Silva, Edileuza Fernandes da |
Assunto: | Ensino fundamental Formação profissional Metodologia |
Data de apresentação: | 9-Mai-2022 |
Data de publicação: | 26-Jul-2022 |
Referência: | RAMOS, Stela de Sousa. Métodos e técnicas no ensino fundamental : percepções de docentes egressas das licenciaturas da UnB. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na
Universidade de Brasília, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e se vincula
ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Trabalho
Pedagógico (Prodocência) da Faculdade de Educação. Teve como objetivo analisar
as percepções de quatro professoras dos anos finais do ensino fundamental da
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, egressas das licenciaturas da
UnB, acerca da formação didática do ensino de Língua Portuguesa, Espanhol e
Francês, com foco em suas contribuições para a seleção e uso de métodos e técnicas
de ensino-aprendizagem nas escolas em que atuam. A pesquisa de abordagem
qualitativa, teve os dados levantados a partir de entrevistas semiestruturadas. O
referencial teórico apoia-se em Anastasiou (2004), Alves (2004), Araújo (2017),
Fernandes Silva (2011), Freire (2017), Gohn (2006), Libâneo (1983), Marques (2012),
Paiva (2016), Saviani (2013), Veiga (2008) e Villas Boas (2017). Os resultados
apontam que as docentes: a) reconhecem que o trabalho do educador necessita de
planejamento prévio, para repensar os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem;
b) expressam preocupação com a avaliação voltada às aprendizagens dos estudantes
e que se relaciona aos objetivos, conteúdos e métodos de ensino; c) reconhecem a
relevância do uso dos métodos e técnicas de ensino no contexto de sala de aula; d)
as técnicas de ensino mais utilizadas são discussões por meio de diálogos,
verbalizações, exposições verbal e visual. |
Abstract: | This research was developed in the Pedagogy degree course at the University of
Brasília, as a Course Completion Work (TCC), and is linked to the Study and Research
Group on Teaching Work, Didactics and Pedagogical Work (Prodocência) of the
Faculty of Education. The objective was to analyze the perceptions of four teachers
from the final years of elementary school at the State Department of Education of the
Federal District, graduating from UnB, about the didactic formation of the teaching of
Portuguese, Spanish and French, focusing on their contributions to the selection and
use of teaching-learning methods and techniques in the schools where they work. The
qualitative approach research had the data collected from semi-structured interviews.
The theoretical framework is based on Anastasiou (2004), Alves (2004), Araújo (2017),
Fernandes Silva (2011), Freire (2017), Gohn (2006), Libâneo (1983), Marques (2012),
Paiva (2016), Saviani (2013), Veiga (2008) and Villas Boas (2017). The results indicate
that the teachers: a) recognize that the educator's work needs prior planning, to rethink
the teaching-learning methods and techniques; b) they express concern with the
evaluation focused on the students' learning and that is related to the objectives,
contents and teaching methods; c) recognize the relevance of using teaching methods
and techniques in the classroom context; d) the most used teaching techniques are
discussions through dialogues, verbalizations, verbal and visual expositions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.