Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31456
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_StelaDeSousaRamos_tcc.pdf441,9 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Métodos e técnicas no ensino fundamental : percepções de docentes egressas das licenciaturas da UnB
Autor(es): Ramos, Stela de Sousa
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Ensino fundamental
Formação profissional
Metodologia
Data de apresentação: 9-Mai-2022
Data de publicação: 26-Jul-2022
Referência: RAMOS, Stela de Sousa. Métodos e técnicas no ensino fundamental : percepções de docentes egressas das licenciaturas da UnB. 2022. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na Universidade de Brasília, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e se vincula ao Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Trabalho Pedagógico (Prodocência) da Faculdade de Educação. Teve como objetivo analisar as percepções de quatro professoras dos anos finais do ensino fundamental da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, egressas das licenciaturas da UnB, acerca da formação didática do ensino de Língua Portuguesa, Espanhol e Francês, com foco em suas contribuições para a seleção e uso de métodos e técnicas de ensino-aprendizagem nas escolas em que atuam. A pesquisa de abordagem qualitativa, teve os dados levantados a partir de entrevistas semiestruturadas. O referencial teórico apoia-se em Anastasiou (2004), Alves (2004), Araújo (2017), Fernandes Silva (2011), Freire (2017), Gohn (2006), Libâneo (1983), Marques (2012), Paiva (2016), Saviani (2013), Veiga (2008) e Villas Boas (2017). Os resultados apontam que as docentes: a) reconhecem que o trabalho do educador necessita de planejamento prévio, para repensar os métodos e técnicas de ensino-aprendizagem; b) expressam preocupação com a avaliação voltada às aprendizagens dos estudantes e que se relaciona aos objetivos, conteúdos e métodos de ensino; c) reconhecem a relevância do uso dos métodos e técnicas de ensino no contexto de sala de aula; d) as técnicas de ensino mais utilizadas são discussões por meio de diálogos, verbalizações, exposições verbal e visual.
Abstract: This research was developed in the Pedagogy degree course at the University of Brasília, as a Course Completion Work (TCC), and is linked to the Study and Research Group on Teaching Work, Didactics and Pedagogical Work (Prodocência) of the Faculty of Education. The objective was to analyze the perceptions of four teachers from the final years of elementary school at the State Department of Education of the Federal District, graduating from UnB, about the didactic formation of the teaching of Portuguese, Spanish and French, focusing on their contributions to the selection and use of teaching-learning methods and techniques in the schools where they work. The qualitative approach research had the data collected from semi-structured interviews. The theoretical framework is based on Anastasiou (2004), Alves (2004), Araújo (2017), Fernandes Silva (2011), Freire (2017), Gohn (2006), Libâneo (1983), Marques (2012), Paiva (2016), Saviani (2013), Veiga (2008) and Villas Boas (2017). The results indicate that the teachers: a) recognize that the educator's work needs prior planning, to rethink the teaching-learning methods and techniques; b) they express concern with the evaluation focused on the students' learning and that is related to the objectives, contents and teaching methods; c) recognize the relevance of using teaching methods and techniques in the classroom context; d) the most used teaching techniques are discussions through dialogues, verbalizations, verbal and visual expositions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.