Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3143
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_ClaudiaFerreiraCavendish.pdf2,51 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa BB Educar : reflexões sobre os desafios e perspectivas pedagógicas do período inicial de alfabetização no projeto desenvolvido com funcionários voluntários no ano de 2011
Autor(es): Cavendish, Claudia Ferreira
Orientador(es): Carvalho, Sônia Marise Salles
Assunto: Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação popular
Planos de aula
Educação - autonomia
Data de apresentação: 19-Dez-2011
Data de publicação: 16-Mar-2012
Referência: CAVENDISH, Claudia Ferreira. Programa BB Educar: reflexões sobre os desafios e perspectivas pedagógicas do período inicial de alfabetização no projeto desenvolvido com funcionários voluntários no ano de 2011. 2011. x, [129] f., il. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O tema de pesquisa abordado neste trabalho versa sobre uma reflexão das ações educacionais implementadas no Programa BB Educar, no ano de 2011, a partir do registro de observações, planejamentos, reuniões de trabalho, práxis pedagógica e reflexões sobre a importância e a efetividade desta ação educacional em especial. O tema foi escolhido considerando a educação de jovens e adultos uma possibilidade de contribuição para a superação do analfabetismo no País. O Programa BB Educar, desde a formação dos educadores até o acompanhamento pedagógico, pretende privilegiar o conceito de Educação Popular a partir do qual o sujeito da aprendizagem é participativo e colaborativo, respeita o outro, se constrói e reconstrói na coletividade, favorecendo o movimento de formação continuada: da cidadania, da reflexão sobre a realidade, da ética, do estar no mundo. A observação da realidade é frequentemente contrastada com o referencial teórico de forma que tais referências permitissem a reflexão e a crítica sobre as nuances entre teoria e práxis pedagógica, sendo inevitável a apreensão do problema proposto: em que medida o Programa BB Educar pode se constituir um facilitador da relação entre alfabetizando e alfabetizador? Foram apresentados os planos e os registros das aulas a fim de que seja possível ao leitor o encadeamento dos acontecimentos e a análise crítica e comparativa entre teoria e prática, as implicações positivas e negativas desse processo, dificultadores e facilitadores da práxis pedagógica, comprometimento dos educandos, atingimento ou não do objetivo de aprendizagem. A partir da minha formação acadêmica, proponho-me a descrever, analisar e refletir sobre o processo ensino-aprendizagem observado no referido período de realização do BB Educar na tentativa de acrescentar a ele a vivência e a experiência acumuladas no curso de Pedagogia.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons