Título: | Influência do ensino à distância nos sintomas de disfunções temporomandibulares e fatores associados durante pandemia da COVID-19 em estudantes universitários |
Outros títulos: | Distance learning influence in the symptoms of temporomandibular disorders and associated factors during COVID-19 pandemic in university students |
Autor(es): | Santos, Marco Antônio Silveira |
Orientador(es): | Medeiros, Rodrigo Antônio de |
Assunto: | Estudantes universitários - ansiedade Bruxismo covid-19 Disfunção temporomandibular |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 25-Jul-2022 |
Referência: | SANTOS, Marco Antônio Silveira. Influência do ensino à distância nos sintomas de disfunções temporomandibulares e fatores associados durante pandemia da COVID-19 em estudantes universitários. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A pandemia do COVID-19 fez com que várias universidades
implementassem o ensino à distância para continuar a formação
dos estudantes. Cursos que eram predominantemente
presenciais, passaram a ter seu ensino de maneira remota. Essa
nova situação pode interferir na qualidade de vida e do sono dos
estudantes, além de aumentar sintomas de DTM (disfunção
temporomandibular) e ansiedade. Investigar a influência do
ensino à distância nesses fatores é fundamental para verificar o
impacto da pandemia na vida dos estudantes universitários. O
objetivo do trabalho foi avaliar a prevalência dos sintomas de
DTM e ansiedade além de verificar a qualidade de sono e de vida
durante o ensino à distância em estudantes universitários da
Universidade de Brasília (UnB). Foram aplicados questionários
para avaliação de sintomas de DTM (questionário de sintomas do
DC/TMD - Critérios de Diagnóstico para Desordens
Temporomandibulares: protocolo clínico e instrumentos de
avaliação), questionário de Desordem de Ansiedade
Generalizada 7 (GAD – 7) do DC/TMD, questionário de qualidade
de vida WHOQOL-bref (World Health Organization Quality of Life
– Abbreviated) e questionário de Índice de Qualidade de Sono de
Pittsburg. Os questionários foram disponibilizados através de um
link enviado para os e-mails das turmas e disponibilizado nas
redes sociais. Para análise quantitativa foram realizados os
testes Anova de uma via seguido de teste de Bonferroni e
Kruskal-Wallis seguido pelo teste Dunn. Para análise qualitativa
foi utilizado o qui-quadrado. Foram incluídos no estudo 156
estudantes, a prevalência de DTM foi de 73,1%, de ansiedade foi
84%, de distúrbio do sono foi 12,8% e 62,8% apresentaram má
qualidade de sono, para qualidade de vida foi obtida uma média
para os domínios de I, II, III e IV de 61,5; 54,8; 60,58 e 61,34,
respectivamente, foi observada uma maior prevalência de DTM
dolorosa em estudantes com ansiedade grave e uma diferença
significativa entre grupos de DTM dolorosa e sem DTM para o
domínio II. A implementação do ensino remoto em cursos da
saúde no lugar do ensino presencial durante a pandemia da
COVID-19 e a própria pandemia impactaram na prevalência de
DTM, ansiedade, qualidade de vida e de sono. |
Abstract: | The coronavirus-2019 (COVID-19) disease pandemic has led
several universities to implement distance learning to continue
student training. The predominant face-to-face courses started to
be taught at distance. This new situation can interfere in student’s
quality of life and sleep, in addition to increase
temporomandibular disfunctions (TMD) and anxiety. Investigating
the influence of the distance learning in these factors is of
fundamental importance to verify the impact of the pandemic in
the life of university students. The aim of the study is to access
the prevalence of TMD symptoms and anxiety in addition to
checking the quality of sleep and life during the distance learning
in university students at the University of Brasilia. Questionnaires
were applied to evaluate symptoms of TMD (symptoms
questionnaire of the DC/TMD – Diagnostic Criteria for
Temporomandibular Disorders: clinical protocol and assessment
instruments), questionnaire of quality of life WHOQOL-bref (World
Health Organization Quality of Life - Abbreviated) ad Pittsburg
sleep quality index questionnaire. The questionnaires were made
available through a link sent to the class e-mails made available
on social networks. For the analysis of quantitative data one-way
Anova followed by Bonferroni test and Kruskal-Wallis test
followed by Dunn test were realized, for qualitative data analysis
chi-square was applied. 156 students were included, TMD
prevalence was 73,1%, 84% anxiety, 12,8% sleep disturbance
and 62,8% had bad sleep quality, for quality of life the WHOQOL-
bref means for domains I, II, III and IV were 61,5; 54,8; 60,58 and
61,34 respectively, a greater prevalence of painful TMD in the
students with severe anxiety and a significative difference in
between groups of painful TMD and no TMD for the domain II.
The implementation of distance learning in health courses
replacing classroom teaching during COVID-19 pandemic and the
pandemic itself impacted in TMD prevalence, anxiety, quality of
life and sleep. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Odontologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.