Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31400
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarcoAntonioSilveiraSantos_tcc.pdf568,71 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMedeiros, Rodrigo Antônio de-
dc.contributor.authorSantos, Marco Antônio Silveira-
dc.identifier.citationSANTOS, Marco Antônio Silveira. Influência do ensino à distância nos sintomas de disfunções temporomandibulares e fatores associados durante pandemia da COVID-19 em estudantes universitários. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia do COVID-19 fez com que várias universidades implementassem o ensino à distância para continuar a formação dos estudantes. Cursos que eram predominantemente presenciais, passaram a ter seu ensino de maneira remota. Essa nova situação pode interferir na qualidade de vida e do sono dos estudantes, além de aumentar sintomas de DTM (disfunção temporomandibular) e ansiedade. Investigar a influência do ensino à distância nesses fatores é fundamental para verificar o impacto da pandemia na vida dos estudantes universitários. O objetivo do trabalho foi avaliar a prevalência dos sintomas de DTM e ansiedade além de verificar a qualidade de sono e de vida durante o ensino à distância em estudantes universitários da Universidade de Brasília (UnB). Foram aplicados questionários para avaliação de sintomas de DTM (questionário de sintomas do DC/TMD - Critérios de Diagnóstico para Desordens Temporomandibulares: protocolo clínico e instrumentos de avaliação), questionário de Desordem de Ansiedade Generalizada 7 (GAD – 7) do DC/TMD, questionário de qualidade de vida WHOQOL-bref (World Health Organization Quality of Life – Abbreviated) e questionário de Índice de Qualidade de Sono de Pittsburg. Os questionários foram disponibilizados através de um link enviado para os e-mails das turmas e disponibilizado nas redes sociais. Para análise quantitativa foram realizados os testes Anova de uma via seguido de teste de Bonferroni e Kruskal-Wallis seguido pelo teste Dunn. Para análise qualitativa foi utilizado o qui-quadrado. Foram incluídos no estudo 156 estudantes, a prevalência de DTM foi de 73,1%, de ansiedade foi 84%, de distúrbio do sono foi 12,8% e 62,8% apresentaram má qualidade de sono, para qualidade de vida foi obtida uma média para os domínios de I, II, III e IV de 61,5; 54,8; 60,58 e 61,34, respectivamente, foi observada uma maior prevalência de DTM dolorosa em estudantes com ansiedade grave e uma diferença significativa entre grupos de DTM dolorosa e sem DTM para o domínio II. A implementação do ensino remoto em cursos da saúde no lugar do ensino presencial durante a pandemia da COVID-19 e a própria pandemia impactaram na prevalência de DTM, ansiedade, qualidade de vida e de sono.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEstudantes universitários - ansiedadept_BR
dc.subject.keywordBruxismopt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.subject.keywordDisfunção temporomandibularpt_BR
dc.titleInfluência do ensino à distância nos sintomas de disfunções temporomandibulares e fatores associados durante pandemia da COVID-19 em estudantes universitáriospt_BR
dc.title.alternativeDistance learning influence in the symptoms of temporomandibular disorders and associated factors during COVID-19 pandemic in university studentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-25T13:40:53Z-
dc.date.available2022-07-25T13:40:53Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31400-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The coronavirus-2019 (COVID-19) disease pandemic has led several universities to implement distance learning to continue student training. The predominant face-to-face courses started to be taught at distance. This new situation can interfere in student’s quality of life and sleep, in addition to increase temporomandibular disfunctions (TMD) and anxiety. Investigating the influence of the distance learning in these factors is of fundamental importance to verify the impact of the pandemic in the life of university students. The aim of the study is to access the prevalence of TMD symptoms and anxiety in addition to checking the quality of sleep and life during the distance learning in university students at the University of Brasilia. Questionnaires were applied to evaluate symptoms of TMD (symptoms questionnaire of the DC/TMD – Diagnostic Criteria for Temporomandibular Disorders: clinical protocol and assessment instruments), questionnaire of quality of life WHOQOL-bref (World Health Organization Quality of Life - Abbreviated) ad Pittsburg sleep quality index questionnaire. The questionnaires were made available through a link sent to the class e-mails made available on social networks. For the analysis of quantitative data one-way Anova followed by Bonferroni test and Kruskal-Wallis test followed by Dunn test were realized, for qualitative data analysis chi-square was applied. 156 students were included, TMD prevalence was 73,1%, 84% anxiety, 12,8% sleep disturbance and 62,8% had bad sleep quality, for quality of life the WHOQOL- bref means for domains I, II, III and IV were 61,5; 54,8; 60,58 and 61,34 respectively, a greater prevalence of painful TMD in the students with severe anxiety and a significative difference in between groups of painful TMD and no TMD for the domain II. The implementation of distance learning in health courses replacing classroom teaching during COVID-19 pandemic and the pandemic itself impacted in TMD prevalence, anxiety, quality of life and sleep.pt_BR
Aparece na Coleção:Odontologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.