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Título: Frutos do cerrado : comercialização e popularização no Distrito Federal
Autor(es): Motta, Mariana Gomes Rabello
Orientador(es): Toni, Fabiano
Assunto: Agricultura familiar
Cerrado - plantas nativas
Frutas nativas do cerrado
Data de apresentação: 6-Set-2019
Data de publicação: 25-Jul-2022
Referência: MOTTA, Mariana Gomes Rabello. Frutos do cerrado: comercialização e popularização no Distrito Federal. 2019. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O Cerrado é a mais diversificada savana tropical do mundo contando com milhares de espécies de seres vivos. Os povos tradicionais utilizam desses recursos para subsistência ou para vender e compor a renda mensal familiar. Essas famílias agroextrativistas, com seu conhecimento sobre a dinâmica e necessidade da preservação, atuam como protetores do bioma. Relacionando o agroextrativismo, a valorização de produtos locais e como o governo atua para incentivar esse mercado, são abordados dois temas: o slow food e agenda do governo de incentivo a agricultura familiar. Pelo fato do agroextrativismo ser a característica de produção do agricultor familiar no Cerrado, a agenda do governo é apresentada com objetivo de realçar como o número de políticas públicas cresceram dos anos 90 até hoje, e como isso refletiu nesse tipo de mercado. Já o slow food, por se tratar de um movimento direcionado para a valorização das comunidades tradicionais e dos produtos regionais, é discutido sobre o histórico e como atua na região do Cerrado promovendo a divulgação e a conservação da produção desses produtos. A pesquisa em campo concentrou-se em verificar de qual forma e como se dá a oferta dos frutos nativos do Cerrado nos bairros do Riacho Fundo I, Plano Piloto e a CEASA, além de uma entrevista com secretário executivo da Cooperativa Central do Cerrado a fim de entender os processos de comercialização, desde o momento da colheita até a oferta desses frutos nos comércios. Ainda que dificuldades de armazenamento e logística sejam obstáculos para a regularidade da comercialização, foi encontrada a relação de renda e oferta desses produtos, estando esses disponíveis em maior quantidade nos mercados da Asa Norte. Os frutos nativos do Cerrado estão ganhando destaque devido a divulgação por chefs de cozinha, e outras formas de comercialização, como em doces, sorvetes e geleias.
Abstract: The Cerrado is the most diverse tropical savanna in the world, with thousands of species of living beings. Traditional communities use these resources for subsistence or to sell and compose a monthly household income. These agroextractivist families with their knowledge of the dynamic and the need for preservation act as protectors of the biome. Relating the agro-extractivism, the valorization of local products and how the government acts to encourage this market, two themes are addressed: slow food and the agenda of the government of encouraging family farming. Because agro-extractivism is a family farming production characteristic in the Cerrado, a government agenda is presented to show how the number of public policies increased from the 1990s to today, and how this reflects this type of market. For being a movement directed towards the valorization of traditional communities and regional products, the slow food is discussed focusing in the history and how it operates in the Cerrado region promoting the dissemination and conservation of the production of these products. The field research focuses on verifying in which way and how the supply of native Cerrado fruits works in the neighborhoods of Riacho Fundo I, Plano Piloto and CEASA, as well as an interview with the executive secretary of the Central do Cerrado Cooperative, with the objective of understanding the commercialization processes, from the moment of harvest until the offer of these fruits in the market. Although the difficulties of storage and logistics are obstacles to the regularity of commercialization, an association of income and supply of these products was found, with them being more available in the markets of Asa Norte. The native fruits of the Cerrado are gaining prominence due to the dissemination of the fruits by chefs and other forms of commercialization, such as sweets, ice cream and jams.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado) — Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, Centro de Desenvolvimento Sustentável, 2019.
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