Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31390
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuandaPachecoDaSilva_tcc.pdf10,44 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A representação visual de Iemanjá no imaginário brasileiro : análise semiótica da orixá
Autor(es): Silva, Luanda Pacheco da
Orientador(es): Santos, Fátima Aparecida dos
Assunto: Iemanjá
Mitologia africana
Mulheres negras
Semiótica
Data de apresentação: 26-Out-2021
Data de publicação: 25-Jul-2022
Referência: SILVA, Luanda Pacheco da. A representação visual de Iemanjá no imaginário brasileiro: análise semiótica da orixá. 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Nesta monografia pretendo discutir sobre as representações visuais de Iemanjá no imaginário brasileiro, a orixá mais festejada popularmente, desenvolvendo uma profunda influência na cultura popular manifestada na música, cinema e dramaturgia adquirindo uma identidade nacional consolidada, que reverbera na construção de estereótipos de religiões afro-brasileiras e influência na construção da identidade da mulher negra e por conseguinte em seu apagamento. A mitologia africana será apresentada através da análise de Itãns escolhidos do livro Mitologia dos Orixás de Reginaldo Prandi (2001). Além da análise semiótica de 3 imagens escolhidas de Iemanjá. O objetivo deste trabalho é evidenciar outra leitura sobre a existência de mulheres negras e dos orixás para além das representações visuais difundidas, além de abrir novos caminhos na construção de uma visualidade que vai ao encontro das ideias contra hegemônicas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Design



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.