Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31383
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_SamiraPinhoBezerraAndrade_tcc.pdf4,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Escolha de áreas favoráveis para implantação de aterro sanitário em Planaltina - GO
Autor(es): Andrade, Samira Pinho Bezerra de
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Coorientador(es): Contreras Pineda, Francisco Javier
Assunto: Aterro sanitário
Vulnerabilidade ambiental
Goiás (GO)
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 18-Jul-2022
Referência: ANDRADE, Samira Pinho Bezerra de. Escolha de áreas favoráveis para implantação de aterro sanitário em Planaltina - GO. 2020. 93 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A escolha de local favorável para implantação de um aterro sanitário que receba adequadamente os resíduos sólidos é tarefa de elevada complexidade, seja para um ou para um consórcio de municípios, em um processo que envolve a análise de diversos fatores físicos, antrópicos e indicadores socioeconômicos que necessitam ser ponderados. Neste trabalho de conclusão de curso de graduação em Engenharia Ambiental, foram utilizados algoritmos de geoprocessamento inseridos em um ambiente computacional de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para realização de uma análise multicritério, a AHP (Analytic Hierarchy Process), na identificação de áreas com aptidão para receber um aterro sanitário no município Planaltina – GO. A seleção do local do aterro obedeceu a uma hierarquia estrutural com diferentes critérios divididos em três categorias: ambiental, socioeconômico e fatores físicos. A importância relativa dos critérios foi determinada por uma comparação pareada pelo método AHP, na produção de mapas cartográficos da área estudada, um para aptidão na implantação de aterros sanitários e outro para a vulnerabilidade ambiental, esta com suas respectivas suscetibilidades a processos erosivos, à expansão antrópica e à inundação. A partir desses mapas foram consideradas as restrições estabelecidas pelas Normas Técnicas que resultaram na exclusão de 87% da área do município. Os resultados obtidos mostraram a existência de 31 locais possíveis na área de estudo com elevada adequação para recebimento de um futuro aterro sanitário, enquanto o mapa de vulnerabilidade ambiental apresentou um grau moderado em suas suscetibilidades, para essas possíveis áreas. Ambas as análises fornecem subsídios para escolha de locais favoráveis para implantação de aterro sanitário, ressaltando a necessidade de ensaios geotécnicos complementares in loco para a avaliação das condições reais desses possíveis locais apontados pela pesquisa em pauta. A metodologia proposta e aplicada neste trabalho para escolha de locais para a implantação de aterros sanitários pode ser replicada para outras áreas de interesse no País, o que proporcionará a minimização de possíveis medidas de mitigação e de segurança para população de seu entorno, com redução de riscos ambientais na operacionalização dos mesmos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.