Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31375
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LaisPriscilaDeSousaPinto_tcc.pdf2,1 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de vulnerabilidade ambiental para implantação de um pátio de compostagem na fazenda da Papuda (DF)
Autor(es): Pinto, Laís Priscila De Sousa
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Assunto: Vulnerabilidade ambiental
Compostagem
Sensoriamento remoto
Data de apresentação: Nov-2020
Data de publicação: 12-Jul-2022
Referência: PINTO, Laís Priscila De Sousa. Estudo de vulnerabilidade ambiental para implantação de um pátio de compostagem na fazenda da Papuda (DF). 2020. 82 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A Lei Distrital 5.610/2016 retira do Governo do Distrito Federal a obrigação de gerenciar os resíduos de quem gera diariamente 120litrosou mais, independentemente da área ocupada (come xceção de residências ou condomínios residenciais). Entre as medidas imediatas para o gerenciamento, está a necessidade de encontrar o local adequado para a instalação de um pátio de compostagem, levando em conta as medidas de controle de odores e lixiviados. Surge assim, a preocupação relacionada à vulnerabilidade ambiental que, neste trabalho final de graduação em Engenharia Ambiental, relaciona-se com as susceptibilidades do meio físico e biótico, à exposição a fontes de pressão ambiental e à ocorrência de impactos ambientais. Para a determinação da vulnerabilidade ambiental no local designado para o futuro pátio de compostagem na Fazenda Papuda-DF foi obtida algoritmos de geoprocessamento inseridos em sistema de informações geográficas (SIG) por meio de análise multicritério tipo Análise Hierárquica de Processos (AHP). Foi gerado mapas de uso e cobertura do solo para os anos de 1999, 2009 e 2019 utilizando imagens de sensores remotos orbitais. Foi utilizado modelo digital de elevação (MDE) para a delimitação área compreendida na sub-bacia do Ribeirão da Papuda e para o mapa de declividade do terreno. A metodologia USLE foi aplicada para a geração do mapa de susceptibilidade à erosão laminar. Para o mapa de susceptibilidade à erosão linear foi realizado um cruzamento matricial dos mapas de pedologia, geologia e declividade do local. Para a geração do mapa de vulnerabilidade à inundação foi utilizada a ferramenta “buffer” a rede de drenagem. O mapa de ação antrópica, foi obtido por meio da reclassificação do mapa de uso e cobertura do solo. Os resultados de vulnerabilidade foram obtidos por meio da álgebra dos mapas dessas diversas suscetibilidades. Por meio de análise multicritério utilizando a AHP, o qual apresenta a ação antrópica ao longo dos anos estudados foi determinante para a intensificação dessa vulnerabilidade ambiental. Os resultados obtidos podem servir de subsídios para verificação da potencialidade da área de estudo ser utilizada como pátio de compostagem, em função da determinação da sua vulnerabilidade ambiental em função das susceptibilidades do meio biofísico estudado.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.