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dc.contributor.advisorMachado, Marcela Rodrigues-
dc.contributor.authorSilva, João Paulo de Moura-
dc.identifier.citationSILVA, João Paulo de Moura. Análise e atenuação de vibração em cabos de linhas de transmissão. 2022. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2012.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2012.pt_BR
dc.description.abstractA vibração gerada pela excitação dos ventos sobre os cabos usados nas linhas de transmissão aéreas (LTA) é uma das principais causas de rupturas e danos estruturais. Durante a vibração, o material do condutor não resiste aos sucessivos ciclos de deformação, acontecendo a falha da estrutura através do processo de fadiga do material. Este trabalho realiza a análise do comportamento dinâmico do condutor a partir da modelagem numérica de um protótipo. Foi realizada análise modal e harmônica a fim de obter as frequências de ressonância e compreender a dinâmica da estrutura na faixa de frequência até 3,5 Hz. A solução por métodos de elementos finitos (MEF) obtida por meio do software ANSYS Mechanical APDL foi comparada à solução analítica do cabo para a validação dos resultados e da modelagem realizada. Absorvedores Dinâmicos de Vibração (ADV), tipo Stockbridge, foram implementados no condutor como solução para diminuir as amplitudes de vibração. Para reproduzir a dinâmica do Stockbridge, foram modeladas duas vigas em balanço com massas pontuais nas extremidades livres e fixadas ao cabo. Foram obtidos comportamentos similares ao Stockbridge real. Foi observada redução significativa da amplitude de vibração do cabo com ADV acoplado. O posicionamento do ADV foi investigado tomando diversas simulações com diferentes localizações de acoplamento. O desempenho foi avaliado de acordo com a largura de banda de atenuação apresentado na FRF do cabo. Por fim, conjunto de ADVs foi implementado à estrutura do condutor a fim de se obter uma maior largura de banda.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLinhas de transmissãopt_BR
dc.subject.keywordElementos finitos-
dc.subject.keywordVibração-
dc.titleAnálise e atenuação de vibração em cabos de linhas de transmissãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-11T16:48:37Z-
dc.date.available2022-07-11T16:48:37Z-
dc.date.submitted2022-05-12-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31371-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The vibration generated by the excitation of the winds in the cables used in overhead transmission lines is one of the main causes of ruptures and structural damage. During vibration, the conductive material does not resist successive deformation cycles and the structure fails due to the fatigue process. This work brings the analysis of the dynamic behavior of the cable from the finite element modeling of a prototype. Modal and harmonic analysis was performed to obtain the resonant frequencies and understand the structure dynamics in the frequency range up to 3.5 Hz. The finite element method (FEM) solution obtained in the ANSYS Mechanical APDL software was compared with the cable analytical solution to validate the veracity of the results and the modeling performed. Dynamic Vibration Absorbers – DVA, Stockbridge type, were implemented in the conductor as a solution to reduce vibration amplitudes. To reproduce the Stockbridge dynamics, two cantilever beams were modeled with point masses at the free ends and connected to the cable at the opposite end. Despite simplifying assumptions, behavior similar to the real Stockbridge was obtained. A significant reduction in the vibration amplitude of the cable with coupled DVA was observed. The positioning of the DVA was investigated by doing several simulations with different coupling locations. The performance was evaluated according to the attenuation bandwidth presented in the FRF of the cable. Finally, a set of DVA's was implemented in the conductor structure to obtain a higher bandwidth.pt_BR
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