Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Adriana da Silva Ramos de | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Omayra da Costa | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Omayra da Costa. O estágio supervisionado e a oportunidade da prática acadêmica em pedagogia hospitalar : um semestre de vivência no Hospital da criança de Brasília José Alencar. 2022. 34 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Pedagogia Hospitalar representa a garantia à continuidade da educação, mesmo que em um
ambiente diferente do tradicional e em circunstâncias de tratamento de saúde, conforme garantia do
Ministério da Educação (BRASIL, 1994). Esse Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), discuti a
trajetória dos acadêmicos do Curso de Pedagogia que passaram pela experiência de cursar a disciplina
Introdução à Classe Hospitalar e pelo estágio supervisionado em Pedagogia Hospitalar, no Hospital
da Criança de Brasília José Alencar (HCB), bem como analisa a importância do pedagogo enquanto
profissional inserido nesse contexto hospitalar. Para isso, o trabalho foi realizado por intermédio da
pesquisa de bibliográfica com relatos de experiências vivenciadas no estágio supervisionado no HCB.
Por meio da pesquisa, ficou notório o quão multidisciplinar é o trabalho desenvolvido pelo pedagogo.
Conclui-se que vivenciar o estágio e a experiência de ser um pedagogo em formação inserido no
contexto hospitalar foi capaz de dar sentido à importância do lúdico nos mais diversos ambientes –
principalmente nas brinquedotecas, nas classes hospitalares. Sendo essas oportunidades importantes
para capacitar os futuros profissionais para a prática dos ensinamentos obtidos durante a graduação,
quando utilizados diretamente nas intervenções pedagógicas no hospital. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estágios supervisionados | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.title | O estágio supervisionado e a oportunidade da prática acadêmica em pedagogia hospitalar : um semestre de vivência no Hospital da criança de Brasília José Alencar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-08T12:20:43Z | - |
dc.date.available | 2022-07-08T12:20:43Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31368 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Hospital Pedagogy represents the guarantee to the continuity of the education, even if in a
different environment from the traditional one and in circumstances of health treatment, as guarantee
of the Ministry of Education (BRASIL, 1994). This Course Conclusion Work (TCC), discusses the
trajectory of the scholars of the Pedagogy Course who went through the experience of attending the
discipline Introduction to Hospital Class and the supervised internship in Hospital Pedagogy, in the
Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB), as well as analyzes the importance of the
pedagogue as a professional inserted in this hospital context. For this, the work was accomplished
through bibliographical research with reports of experiences lived in the supervised internship at the
HCB. Through the research, it became clear how multidisciplinary is the work developed by the
pedagogue. It is concluded that living the internship and the experience of being a pedagogue in
training inserted in the hospital context was able to make sense of the importance of play in the most
diverse environments - especially in the playrooms, in hospital classes. These opportunities are
important to enable future professionals to practice the teachings obtained during graduation, when
used directly in pedagogical interventions in the hospital. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|