Título: | A orientação educacional : contribuições para uma gestão democrática |
Autor(es): | Marques, Nayara Clara |
Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello |
Assunto: | Gestão escolar - Distrito Federal Gestão escolar democrática Orientação educacional |
Data de apresentação: | 9-Mai-2022 |
Data de publicação: | 8-Jul-2022 |
Referência: | MARQUES, Nayara Clara. A orientação educacional : contribuições para uma gestão democrática. 2022. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições do orientador educacional
para uma gestão democrática. Inicialmente é explanada a luta pela instituição da gestão
democrática no Brasil e as contribuições desta para gestão escolar, com a apresentação
histórica das funções e as diferentes atuações do orientador educacional, que é parte do corpo
gestor. Foram utilizados autores como, Lück (2009), Vinhaes (2009), Fonseca, Ferreira e
Scaff (2020). A pesquisa de abordagem qualitativa se utilizou dos procedimentos de revisão
bibliográfica e análise em fontes primárias. Compuseram o estudo peças normativas e
documentos elaborados pela Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os pesquisadores
Batista (2019), Silva et al. (2018), Oliveira e Menezes (2018), Abdian (2018), Queiroz e
Barbosa (2019) e Mello e Pereira (2021) constituíram a revisão bibliográfica, a fim de
construir resultados que dialogassem com o problema elencado. Planejamentos que envolvem
a participação ativa da comunidade escolar, buscando englobar suas realidades, e a atenção
aos princípios constitucionais de documentos e normativos na construção do PPP, são pontos
pontuais de discussões sobre a atuação do orientador educacional na construção pela gestão
democrática. |
Abstract: | This study aims to analyze the contributions of the educational advisor to democratic
management. Initially, the struggle for the institution of democratic management in Brazil and
its contributions to school management is explained, with the historical presentation of the
functions and the different actions of the educational advisor, which is part of the management
body. Authors such as, Lück (2009), Vinhaes (2009), Fonseca, Ferreira and Scaff (2020) were
used. The qualitative approach research used the bibliographic review procedures and analysis
in primary sources. They composed the study normative pieces and documents prepared by
the Department of Education of the Federal District . The researchers Batista (2019), Silva et
al. (2018), Oliveira e Menezes (2018), Abdian (2018), Queiroz e Barbosa (2019) and Mello e
Pereira (2021) constituted the bibliographic review in order to build results that would
dialogue with the problem listed. It is possible to realize that actions and planning that involve
the active participation of the school community, seeking to encompass the reality of both,
and attention to the constitutional principles of documents and regulations in the construction
of the PPP, are punctual points of discussions on the action of the educational advisor in the
construction by democratic management. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
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