Título: | Processos de alfabetização e letramento doces como o mel |
Autor(es): | Silva, Nathália de Oliveira da |
Orientador(es): | Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro |
Assunto: | Pedagogos - formação Pedagogos - prática profissional Ensino Remoto Emergencial (ERE) Ludicidade Alfabetização Escrita |
Data de apresentação: | 27-Abr-2022 |
Data de publicação: | 8-Jul-2022 |
Referência: | SILVA, Nathália de Oliveira da. Processos de alfabetização e letramento doces como o mel. 2022. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente Portfólio originou-se a partir do trabalho desenvolvido com a estudante Melissa Domingues
Gueiros Ferreira na disciplina de Processos de Alfabetização, do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília (UnB), ministrada pela professora Paula Cobucci no segundo semestre do ano de 2020. A
disciplina, que se insere no projeto político-pedagógico do curso de Pedagogia, possui o objetivo de
contribuir para a formação de professores alfabetizadores e, visando isso, apresentou a proposta de que os graduandos desenvolvessem um trabalho com um estudante que estivesse no Bloco Inicial de
Alfabetização ou na Educação de Jovens e Adultos. A turma foi dividida em grupos, e o trabalho se deu
dessa maneira, uma vez que cada grupo acompanharia um estudante durante o semestre. Tudo se
desenvolveu de maneira remota, devido ao contexto de isolamento social advindo da Pandemia da
COVID-19. O principal intuito era o de contribuir para que a estudante Melissa ressignificasse e se
apropriasse do Sistema de Escrita Alfabética, tendo uma aprendizagem significativa. Neste Portfólio estão registrados todos os encontros que tivemos com a estudante e as atividades que desenvolvemos com ela, a intencionalidade por trás de cada uma, as reflexões que foram possíveis a partir do resultado do trabalho com a Melissa e os demais aprendizados obtidos na disciplina a cerca de alfabetização e
letramentos. Também apresenta de que forma a estudante se desenvolveu durante esse percurso, a
importância que a ludicidade teve nesse processo, e o que foi transformado em relação à compreensão
sobre alfabetização a partir dessa vivência. |
Abstract: | This Portfolio originated from the work developed with student Melissa Domingues Gueiros Ferreira in the discipline of Literacy Processes, from the Pedagogy course at the University of Brasília (UnB), taught by Professor Paula Cobucci in the second half of 2020. The discipline, which is part of the politicalpedagogical project, has the objective of contributing to the training of literacy teachers and, for that, presents a proposal that undergraduate students develop with a student who is an Initial Literacy Block or in the Youth and Adult Education. The class was forced into groups, and the work went that way, since each group would accompany a student during the semester. Everything developed remotely, due to the context of social isolation arising from the COVID-19. The main purpose was to help the student Melissa to re-signify and appropriate the Alphabetic Writing System, having a significant learning experience. This Portfolio records all the encounters with the student and the activities we developed with her, the intention with each activitie, the refleccions that were possible from the result of working with Melissa and the other learnings obtained in the discipline about of literacy and literacies. It also shows how the student developed during this journey, the importance that playfulness had in this process, and what was transformed in relation to the understanding of literacy from this experience. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.