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Título: Entrever e brincar é só começar : as interações infantis no parque infantil leste do Gama (DF, 2021/2022)
Autor(es): Silva, Natália Carla Cunha da
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Crianças
Brincadeiras
Espaços públicos
Infância
Gama (DF)
Parques urbanos
Data de apresentação: 11-Mar-2022
Data de publicação: 8-Jul-2022
Referência: SILVA, Natália Carla Cunha da. Entrever e brincar é só começar : as interações infantis no parque infantil leste do Gama (DF, 2021/2022). 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo central identificar as apropriações e interações das crianças no Parque Infantil Leste do Gama, analisar as brincadeiras e materiais utilizados durante as interações travadas e compreender as noções de criança, infância, cultura de pares, culturas infantis na relação com a observação realizada. Se fez um estudo de campo em espaço determinado (Parque Infantil Leste do Gama) realizado durante 15 dias alternados entre os meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Nos espaços públicos, como praças e parques públicos, as crianças brincam livremente, protagonizam suas vivências cotidianas, produzem culturas infantis constituindo e ressignificando novas formas de estar no mundo. Os resultados da pesquisa mostram que as crianças se apropriam do lugar e interagem de maneiras muito particulares, por meio do brincar nos brinquedos disponíveis no espaço, como gangorras, balanços, escorregadores, casinhas, caixas de areia, etc. Dentre os brinquedos, as crianças têm preferência pelas caixas de areia, onde levam brinquedos como baldes de areia e pás, utilizando elementos da natureza como galhos para complementar a brincadeira. A outra opção mais escolhida pelas crianças é o escorregador de concreto, em que escorregam com o auxílio de papelões para não arranhar ou machucar a pele pela textura áspera. Os adultos interferem algumas vezes nas brincadeiras e as intervenções são principalmente com os bebês e crianças pequenas. O diálogo com estudos pautados na Geografia da Infância permitiram compreender como as crianças se apropriam das praças e dos parques públicos exercendo o seu direito à cidade por meio das espacialidades e territorialidades infantis e como esses espaços urbanos ao ar livre tem se mostrado importantes para as crianças, porque oportunizam brincadeiras livres com possibilidade de alternância das crianças que interagem, oferecem contato com a natureza e áreas verdes, além de ser lugar propício para liberdade de expressão e autonomia.
Abstract: The main objective of this work is to identify the appropriations and interactions of children in the Parque Infantil Leste do Gama, to analyze the games and materials used during the interactions and to understand the notions of child, childhood, peer culture, children's cultures in relation to observation. fulfilled. A field study was carried out in a specific space (Parque Infantil Leste do Gama) carried out during 15 alternate days between December 2021 and January 2022. In public spaces, such as squares and public parks, children play freely, carry out their everyday experiences, produce children's cultures, constituting and giving new meanings to new ways of being in the world. The research results show that children appropriate the place and interact in very particular ways, through playing with the toys available in the space, such as seesaws, swings, slides, houses, sandboxes, etc. Among toys, children prefer sandboxes, where they take toys such as sand buckets and shovels, using elements of nature such as branches to complement the game. The other option most chosen by children is the concrete slide, in which they slide with the help of cardboard to avoid scratching or hurting the skin due to the rough texture. Adults sometimes interfere with play and interventions are mainly with babies and young children. The dialogue with studies based on the Geography of Childhood allowed us to understand how children appropriate squares and public parks, exercising their right to the city through children's spatialities and territorialities and how these urban outdoor spaces have proved to be important for children. , because they provide free play with the possibility of alternating between children who interact, offer contact with nature and green areas, in addition to being a favorable place for freedom of expression and autonomy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
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