Título: | Entrever e brincar é só começar : as interações infantis no parque infantil leste do Gama (DF, 2021/2022) |
Autor(es): | Silva, Natália Carla Cunha da |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Crianças Brincadeiras Espaços públicos Infância Gama (DF) Parques urbanos |
Data de apresentação: | 11-Mar-2022 |
Data de publicação: | 8-Jul-2022 |
Referência: | SILVA, Natália Carla Cunha da. Entrever e brincar é só começar : as interações infantis no parque infantil leste do Gama (DF, 2021/2022). 2022. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo central identificar as apropriações e interações das crianças
no Parque Infantil Leste do Gama, analisar as brincadeiras e materiais utilizados durante as
interações travadas e compreender as noções de criança, infância, cultura de pares, culturas
infantis na relação com a observação realizada. Se fez um estudo de campo em espaço
determinado (Parque Infantil Leste do Gama) realizado durante 15 dias alternados entre os
meses de dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Nos espaços públicos, como praças e parques
públicos, as crianças brincam livremente, protagonizam suas vivências cotidianas, produzem
culturas infantis constituindo e ressignificando novas formas de estar no mundo. Os resultados
da pesquisa mostram que as crianças se apropriam do lugar e interagem de maneiras muito
particulares, por meio do brincar nos brinquedos disponíveis no espaço, como gangorras,
balanços, escorregadores, casinhas, caixas de areia, etc. Dentre os brinquedos, as crianças têm
preferência pelas caixas de areia, onde levam brinquedos como baldes de areia e pás,
utilizando elementos da natureza como galhos para complementar a brincadeira. A outra
opção mais escolhida pelas crianças é o escorregador de concreto, em que escorregam com o
auxílio de papelões para não arranhar ou machucar a pele pela textura áspera. Os adultos
interferem algumas vezes nas brincadeiras e as intervenções são principalmente com os bebês
e crianças pequenas. O diálogo com estudos pautados na Geografia da Infância permitiram
compreender como as crianças se apropriam das praças e dos parques públicos exercendo o
seu direito à cidade por meio das espacialidades e territorialidades infantis e como esses
espaços urbanos ao ar livre tem se mostrado importantes para as crianças, porque oportunizam
brincadeiras livres com possibilidade de alternância das crianças que interagem, oferecem
contato com a natureza e áreas verdes, além de ser lugar propício para liberdade de expressão
e autonomia. |
Abstract: | The main objective of this work is to identify the appropriations and interactions of children
in the Parque Infantil Leste do Gama, to analyze the games and materials used during the
interactions and to understand the notions of child, childhood, peer culture, children's cultures
in relation to observation. fulfilled. A field study was carried out in a specific space (Parque
Infantil Leste do Gama) carried out during 15 alternate days between December 2021 and
January 2022. In public spaces, such as squares and public parks, children play freely, carry
out their everyday experiences, produce children's cultures, constituting and giving new
meanings to new ways of being in the world. The research results show that children
appropriate the place and interact in very particular ways, through playing with the toys
available in the space, such as seesaws, swings, slides, houses, sandboxes, etc. Among toys,
children prefer sandboxes, where they take toys such as sand buckets and shovels, using
elements of nature such as branches to complement the game. The other option most chosen
by children is the concrete slide, in which they slide with the help of cardboard to avoid
scratching or hurting the skin due to the rough texture. Adults sometimes interfere with play
and interventions are mainly with babies and young children. The dialogue with studies based
on the Geography of Childhood allowed us to understand how children appropriate squares
and public parks, exercising their right to the city through children's spatialities and
territorialities and how these urban outdoor spaces have proved to be important for children. ,
because they provide free play with the possibility of alternating between children who
interact, offer contact with nature and green areas, in addition to being a favorable place for
freedom of expression and autonomy. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.