Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31358
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarisaPereiraCaldasFernandes_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Apresentação das disponibilizações pedagógicas do MEC à educação infantil com crianças surdas
Autor(es): Fernandes, Marisa Pereira Caldas
Orientador(es): Kuchenbecker, Liège Gemelli
Assunto: Educação infantil
Crianças com deficiência - educação
Crianças com deficiência auditiva
Bilinguismo
Data de apresentação: 22-Abr-2022
Data de publicação: 7-Jul-2022
Referência: FERNANDES, Marisa Pereira Caldas. Apresentação das disponibilizações pedagógicas do MEC à educação infantil com crianças surdas. 2022. 27 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa maior submetido ao PROIC, transformado em um artigo científico de trabalho final de curso. De natureza documental, foi desenvolvido a partir de três etapas: 1) Reflexão dos pontos relevantes do texto e análise conjunta através de diálogo entre as pesquisadoras inseridas no projeto guarda-chuva; 2) Levantamento de dados nas bases do MEC; e 3) Diálogo entre as pesquisadoras acerca de um recurso pedágogico favorável a educação bilingue. O artigo é organizado em quatro eixos de análise, sendo: a) Educação bilíngue e processo de aquisição da língua de sinais; b) Apresentação do INES; c) Disponibilizações do DEBASI/INES/MEC; e d) Proposta de um novo recurso pedagógico. Objetiva, de maneira geral, apresentar as disponibilizações pedagógicas do MEC à Educação Infantil com crianças surdas. Tendo especificamente os objetivos de: Estudar a educação bilíngue e os processos de aquisição da Língua de Sinais a partir de autores que pesquisam a temática; Apresentar as disponibilizações pedagógicas do MEC que sejam voltadas para as crianças surdas da educação infantil, especificamente para a faixa etária de 1 ano a 5 anos e 11 meses de idade; além de propor um novo recurso pedagógico para o ensino e aprendizado de crianças surdas da educação infantil. Possui como problema: Como se constituem as disponibilizações pedagógicas do MEC direcionadas à Educação Infantil com crianças surdas? Os referenciais teóricos que guiam esse estudo são: Karnopp (2005); Lockmann e Klein (2009) e Müller, Stürmer, Karnopp e Thoma (2013). Tudo isso resultou na apresentação de um documento relevante e de um recurso de fácil acesso aos professores e crianças surdas da Educação Infantil.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.