Título: | O uso de ferramentas digitais no ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19 : um estudo no curso de pedagogia da UnB |
Autor(es): | Veiga, Maria de Nazaré Ferreira |
Orientador(es): | Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto |
Assunto: | Ensino Remoto Emergencial (ERE) covid-19 Pedagogia - prática Universidade de Brasília (UnB) Pedagogos - formação |
Data de apresentação: | 13-Mai-2022 |
Data de publicação: | 7-Jul-2022 |
Referência: | VEIGA, Maria de Nazaré Ferreira. O uso de ferramentas digitais no ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19 : um estudo no curso de pedagogia da UnB. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O uso de ferramentas digitais no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID19: um estudo no curso de Pedagogia da UnB é o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso.
O estudo partiu do interesse da pesquisadora em entender como, durante a pandemia da
COVID-19, os pedagogos em formação e seus professores lidavam com o ensino remoto e como
o aplicava considerando a vasta produção de ferramentas digitais disponíveis e viáveis para uso
em aula. A problemática conduziu aos seguintes questionamentos: Quais ferramentas digitais
foram utilizadas para a transmissão de aulas online e realização de atividades? Como
aconteceram as disciplinas pedagógicas de suma importância para formação do pedagogo
docente, de maneira totalmente remota? O objetivo geral é analisar o uso de ferramentas
digitais no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19 no curso de
Pedagogia da Universidade de Brasília. A metodologia consolidou-se em história de vida,
análise documental e aplicação de questionários a estudantes e docentes do curso de Pedagogia
da Universidade de Brasília.A fundamentação teórica foi pautada em Pretto (2013), Castells
(2003; 1999), Faria (2004), Tardif (2007), Libâneo (2004; 2006), dentre outros, no intuito de
delinear os fundamentos que sustentaram o referido estudo. Os resultados e conclusões
apontam para uma pequena mudança no que concerne a flexibilização do uso das tecnologias
na formação de pedagogos professores consolidada pelo isolamento social provocado pela
pandemia da COVID-19, embora que alguns estudantes e professores parecem desacreditar
que tais ferramentas possam contribuir para a transformação social. No entanto, creio que o uso
consciente das tecnologias na educação pode contribuir para a transformação e a emancipação
do homem em sociedade. |
Abstract: | The use of digital tools in emergency remote teaching during the Covid-19's pandemic: a study on
University of Brasília Pedagogy program is the subject of this final paper. The study took off on the
interest of the researcher in understanding how, during the Covid-19's pandemic, the future
educators in training and their professors dealt with the remote education and how it was executed
considering the wide range of digital tools available and viable to use in class. The problem lead to
the following questions: Which digital tools were used to broadcast online classes and to
accomplish activities? How pedagogy courses, fundamental to the qualification of an pedagogue,
were fully conducted through distance learning? The main objective of this paper is to analyze the
use of digital tools in the emergency distance education during the Covid-19's pandemic on
University of Brasília Pedagogy program. The methodology was consolidated in life history,
document analysis and application of questionnaires to students and professors of the Pedagogy
course at the University of Brasília. The theoretical foundation was based on Pretto (2013), Castells
(2003; 1999), Faria (2004), Tardif (2007), Libâneo (2004; 2006), among others, in order to outline
the background that supported this study. The results and conclusions point to a small change
regarding the flexibilization of the use of technologies in the training of teacher pedagogues,
consolidated by the social distancing caused by the COVID-19 pandemic, although some students
and teachers seem to disbelieve that such tools can contribute to the social transformation. However,
I believe that the conscious use of technologies in education can contribute to the transformation
and emancipation of the individual in society. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.