Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31352
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MariaDeNazareFerreiraVeiga_tcc.pdf2,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O uso de ferramentas digitais no ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19 : um estudo no curso de pedagogia da UnB
Autor(es): Veiga, Maria de Nazaré Ferreira
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Covid-19
Pedagogia - prática
Universidade de Brasília (UnB)
Pedagogos - formação
Data de apresentação: 13-Mai-2022
Data de publicação: 7-Jul-2022
Referência: VEIGA, Maria de Nazaré Ferreira. O uso de ferramentas digitais no ensino remoto emergencial durante a pandemia da Covid-19 : um estudo no curso de pedagogia da UnB. 2022. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O uso de ferramentas digitais no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID19: um estudo no curso de Pedagogia da UnB é o tema deste Trabalho de Conclusão de Curso. O estudo partiu do interesse da pesquisadora em entender como, durante a pandemia da COVID-19, os pedagogos em formação e seus professores lidavam com o ensino remoto e como o aplicava considerando a vasta produção de ferramentas digitais disponíveis e viáveis para uso em aula. A problemática conduziu aos seguintes questionamentos: Quais ferramentas digitais foram utilizadas para a transmissão de aulas online e realização de atividades? Como aconteceram as disciplinas pedagógicas de suma importância para formação do pedagogo docente, de maneira totalmente remota? O objetivo geral é analisar o uso de ferramentas digitais no ensino remoto emergencial durante a pandemia da COVID-19 no curso de Pedagogia da Universidade de Brasília. A metodologia consolidou-se em história de vida, análise documental e aplicação de questionários a estudantes e docentes do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília.A fundamentação teórica foi pautada em Pretto (2013), Castells (2003; 1999), Faria (2004), Tardif (2007), Libâneo (2004; 2006), dentre outros, no intuito de delinear os fundamentos que sustentaram o referido estudo. Os resultados e conclusões apontam para uma pequena mudança no que concerne a flexibilização do uso das tecnologias na formação de pedagogos professores consolidada pelo isolamento social provocado pela pandemia da COVID-19, embora que alguns estudantes e professores parecem desacreditar que tais ferramentas possam contribuir para a transformação social. No entanto, creio que o uso consciente das tecnologias na educação pode contribuir para a transformação e a emancipação do homem em sociedade.
Abstract: The use of digital tools in emergency remote teaching during the Covid-19's pandemic: a study on University of Brasília Pedagogy program is the subject of this final paper. The study took off on the interest of the researcher in understanding how, during the Covid-19's pandemic, the future educators in training and their professors dealt with the remote education and how it was executed considering the wide range of digital tools available and viable to use in class. The problem lead to the following questions: Which digital tools were used to broadcast online classes and to accomplish activities? How pedagogy courses, fundamental to the qualification of an pedagogue, were fully conducted through distance learning? The main objective of this paper is to analyze the use of digital tools in the emergency distance education during the Covid-19's pandemic on University of Brasília Pedagogy program. The methodology was consolidated in life history, document analysis and application of questionnaires to students and professors of the Pedagogy course at the University of Brasília. The theoretical foundation was based on Pretto (2013), Castells (2003; 1999), Faria (2004), Tardif (2007), Libâneo (2004; 2006), among others, in order to outline the background that supported this study. The results and conclusions point to a small change regarding the flexibilization of the use of technologies in the training of teacher pedagogues, consolidated by the social distancing caused by the COVID-19 pandemic, although some students and teachers seem to disbelieve that such tools can contribute to the social transformation. However, I believe that the conscious use of technologies in education can contribute to the transformation and emancipation of the individual in society.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.