Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31349
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_MarcelaJuliaTrajanoTaquari_tcc.pdf1,92 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorTaquari, Marcela Júlia Trajano-
dc.identifier.citationTAQUARI, Marcela Júlia Trajano. Práticas lúdico-pedagógicas no âmbito hospitalar para crianças e adolescentes. 2022. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso visa mostrar a importância do papel do pedagogo no ambiente hospitalar, analisando os espaços em que se pode atuar, como essas práticas acontecem com o auxílio da ludicidade e da escuta sensível. Está composto por quatro partes, divididas em: 1) Memorial, onde trago um pouco de quem sou, das minhas vivências, das minhas trajetórias escolar e de vida. 2) Pesquisa teórica, a partir de investigação realizada em livros e na base de periódicos científicos da Scielo, abordando assuntos relacionados à brinquedoteca e à pedagogia hospitalar, que está dividida em doze tópicos, sendo eles: contexto histórico da pedagogia hospitalar; perfil das publicações científicas brasileiras; atendimento lúdico-pedagógico no hospital; escuta pedagógica; escuta sensível; as vozes das professoras na pedagogia hospitalar; educação e ludicidade no hospital; o brincar e a saúde mental; o significado da brinquedoteca hospitalar; caracterização do atendimento pedagógico em brinquedoteca ou classe hospitalar; normas para a brinquedoteca hospitalar; e bases legais para o atendimento pedagógico hospitalar. 3) Pesquisa empírica, que traz a descrição de como foi realizada a minha prática no ambiente hospitalar, enquanto estagiária de pedagogia, e, ainda, como realizei as atividades propostas com as crianças enfermas, seja em leitos ou em brinquedotecas, descrevendo o ambiente e o passo a passo de cada atividade realizada. 4) Perspectivas futuras, as quais visam mostrar os meus próximos passos profissionais e de estudos, após a conclusão da graduação em Pedagogia. Finalizo com as referências, as quais trazem em seu corpo os autores, sites, leis, livros, monografias e as outras informações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.subject.keywordPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordBrinquedotecapt_BR
dc.subject.keywordPedagogia da escutapt_BR
dc.titlePráticas lúdico-pedagógicas no âmbito hospitalar para crianças e adolescentespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-07T11:25:41Z-
dc.date.available2022-07-07T11:25:41Z-
dc.date.submitted2022-04-19-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31349-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This course conclusion work aims to show the importance of the role of the pedagogue in the hospital environment, analyzing the spaces in which one can act, how these practices happen with the help of playfulness and sensitive listening. It is composed of four parts, divided into: 1) Memorial, where I bring a little about who I am, my experiences, my school and life trajectories. 2) Theoretical research, based on research carried out in books and on the basis of scientific journals from Scielo, addressing issues related to the toy library and hospital pedagogy, which is divided into twelve topics, namely: historical context of hospital pedagogy; profile of Brazilian scientific publications; playful pedagogical care in the hospital; pedagogical listening; sensitive listening; the voices of teachers in hospital pedagogy; education and playfulness in the hospital; play and mental health; the meaning of the hospital toy library; characterization of pedagogical assistance in a toy library or hospital class; norms for the hospital toy library; and legal bases for hospital pedagogical care. 3) Empirical research, which describes how my practice was carried out in the hospital environment, as a pedagogy intern, and also how I carried out the proposed activities with sick children, whether in beds or in playrooms, describing the environment and the step by step of each activity performed. 4) Future perspectives, which aim to show my next professional and study steps, after completing my degree in Pedagogy. I end with the references, which bring in their body the authors, websites, laws, books, monographs and other information.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.