Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31347
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DinaraBezerraRibeiro_tcc.pdf273,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sinais e sintomas dos transtornos do déficit de atenção com hiperatividade e do processamento auditivo : observação de professores do Distrito Federal
Outros títulos: Signals and symptoms of attention deficit hyperactivity disorder and central auditory processing disorder : teacher observation of Federal District
Autor(es): Ribeiro, Dinara Bezerra
Orientador(es): Pereira, Valéria Reis do Canto
Coorientador(es): Tschiedel, Renata de Sousa
Assunto: Déficit de atenção
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Fonoaudiologia
Transtorno do Processamento Auditivo (TPA)
Audição (Fisiologia)
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 6-Jul-2022
Referência: RIBEIRO, Dinara Bezerra. Sinais e sintomas dos transtornos do déficit de atenção com hiperatividade e do processamento auditivo: observação de professores do Distrito Federal. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Objetivo: Verificar quais são os sinais e sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade(TDAH) e do Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) mais observados em ambiente escolar, segundo a visão de professores que lecionaram para crianças e adolescentes diagnosticados com pelo menos um dos transtornos. Métodos: Foram selecionadas três escolas públicas do Distrito Federal (DF). Os professores foram convidados a responder um questionário composto por 58 sinais e sintomas do TDAH e TPA, pontuando-os conforme a ordem de ocorrência no ambiente laboral, sendo 1 (nunca), 2 (quase nunca), 3 (algumasvezes), 4 (quase sempre) e 5 (sempre). Resultados: Os questionários foram respondidos por 68 professores e os principais sinais e sintomas do TDAH em ordem de ocorrência foram: irrequieto, ansioso, hiperativo, apressado ou impulsivo, distração e desatenção. Nos casos de TPA os mais observados foram: dificuldade em ouvir em ambiente ruidoso; pede para repetir coisas; déficit na atenção auditiva dividida; déficit na atenção auditiva seletiva, dificuldade em seguir instruções orais e taxa reduzida de processamento da informação auditiva. Conclusão: Foi possível identificar os principais sinais e sintomas do TDAH e do TPA, segundo a experiência de professores de crianças e adolescentes com diagnóstico de um ou ambos os transtornos no DF.
Abstract: Objective:To verify which are the most observed signals and symptoms off attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and central auditory processing disorder (CAPD)the school environment, according to the view of teachers who taught to children and adolescents diagnosed with one or both disorders. Methods: Three public schools in the Federal District (DF) were selected. Teachers were invited to answer a questionnaire composed of 58 signals and symptoms of ADHD and TPA, scoring them between 1 (never), 2 (almost never), 3 (sometimes), 4 (almost always) e 5 (always) the same used in a similar study. Results:The questionnaires were answered by 68 teachers. The main signals and symptoms of ADHD in order of occurrence were: restless, anxious, hyperactive, rushed or impulsive, distraction and inattention. In cases of APT, the most observed were: difficulty hearing in a noisy environment; asks to repeat things; deficit in divided auditory attention; deficit in selective auditory attention, difficulty in following oral instructions and reduced rate of auditory information processing. Conclusion:It was possible to identify the main signals and symptoms of ADHD and TPA, according to the experience of teachers of children and adolescents diagnosed with one or both disorders in DF.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.