Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31347
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DinaraBezerraRibeiro_tcc.pdf273,91 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPereira, Valéria Reis do Canto-
dc.contributor.authorRibeiro, Dinara Bezerra-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Dinara Bezerra. Sinais e sintomas dos transtornos do déficit de atenção com hiperatividade e do processamento auditivo: observação de professores do Distrito Federal. 2020. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Verificar quais são os sinais e sintomas do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade(TDAH) e do Transtorno do Processamento Auditivo (TPA) mais observados em ambiente escolar, segundo a visão de professores que lecionaram para crianças e adolescentes diagnosticados com pelo menos um dos transtornos. Métodos: Foram selecionadas três escolas públicas do Distrito Federal (DF). Os professores foram convidados a responder um questionário composto por 58 sinais e sintomas do TDAH e TPA, pontuando-os conforme a ordem de ocorrência no ambiente laboral, sendo 1 (nunca), 2 (quase nunca), 3 (algumasvezes), 4 (quase sempre) e 5 (sempre). Resultados: Os questionários foram respondidos por 68 professores e os principais sinais e sintomas do TDAH em ordem de ocorrência foram: irrequieto, ansioso, hiperativo, apressado ou impulsivo, distração e desatenção. Nos casos de TPA os mais observados foram: dificuldade em ouvir em ambiente ruidoso; pede para repetir coisas; déficit na atenção auditiva dividida; déficit na atenção auditiva seletiva, dificuldade em seguir instruções orais e taxa reduzida de processamento da informação auditiva. Conclusão: Foi possível identificar os principais sinais e sintomas do TDAH e do TPA, segundo a experiência de professores de crianças e adolescentes com diagnóstico de um ou ambos os transtornos no DF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDéficit de atençãopt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)pt_BR
dc.subject.keywordFonoaudiologiapt_BR
dc.subject.keywordTranstorno do Processamento Auditivo (TPA)pt_BR
dc.subject.keywordAudição (Fisiologia)pt_BR
dc.titleSinais e sintomas dos transtornos do déficit de atenção com hiperatividade e do processamento auditivo : observação de professores do Distrito Federalpt_BR
dc.title.alternativeSignals and symptoms of attention deficit hyperactivity disorder and central auditory processing disorder : teacher observation of Federal Districtpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T14:57:05Z-
dc.date.available2022-07-06T14:57:05Z-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31347-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoTschiedel, Renata de Sousa-
dc.description.abstract1Objective:To verify which are the most observed signals and symptoms off attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) and central auditory processing disorder (CAPD)the school environment, according to the view of teachers who taught to children and adolescents diagnosed with one or both disorders. Methods: Three public schools in the Federal District (DF) were selected. Teachers were invited to answer a questionnaire composed of 58 signals and symptoms of ADHD and TPA, scoring them between 1 (never), 2 (almost never), 3 (sometimes), 4 (almost always) e 5 (always) the same used in a similar study. Results:The questionnaires were answered by 68 teachers. The main signals and symptoms of ADHD in order of occurrence were: restless, anxious, hyperactive, rushed or impulsive, distraction and inattention. In cases of APT, the most observed were: difficulty hearing in a noisy environment; asks to repeat things; deficit in divided auditory attention; deficit in selective auditory attention, difficulty in following oral instructions and reduced rate of auditory information processing. Conclusion:It was possible to identify the main signals and symptoms of ADHD and TPA, according to the experience of teachers of children and adolescents diagnosed with one or both disorders in DF.pt_BR
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.