Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31345
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DanieleGontijo_FernandaKarenSouza_tcc.pdf1,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de protocolos para avaliação da compreensão de leitura em livre acesso
Autor(es): Souza, Fernanda Karen Abrantes
Gontijo, Daniele Rodrigues
Orientador(es): Celeste, Letícia Correa
Coorientador(es): Reis, Vanessa de Oliveira Martins
Assunto: Compreensão na leitura
Leitura
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 6-Jul-2022
Referência: SOUZA, Fernanda Karen Abrantes; GONTIJO, Daniele Rodrigues. Análise de protocolos para avaliação da compreensão de leitura em livre acesso. 2020. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A compreensão de leitura pode ser considerada uma problemática ao indivíduo caso não seja realizada com eficácia. É necessária uma avaliação competente para que se identifiquem a existência de falhas no processo de compreensão da leitura. O presente trabalho trata-se de uma pesquisa de revisão de literatura integrativa. Tem como objetivo realizar uma busca e análise de protocolos que avaliem a compreensão de leitura que estejam em livre acesso para uso. Os resultados obtidos indicam uma dificuldade em encontrar pesquisas que desenvolvam novos instrumentos que realizem essa avaliação e que estejam disponíveis de forma gratuita. Além disso, verificou-se o uso frequente do Teste de Cloze para avaliação da compreensão de leitura. A partir dos resultados, percebe-se a necessidade de promover aos profissionais de saúde e educação, o acesso gratuito e facilitado a protocolos atualizados para avaliação da compreensão de leitura.
Abstract: Reading comprehension can be considered a problem for every person if it is not performed effectively. A competent assessment is required to identify the real gaps on the Reading Comprehension Process. This research is an integrative literature review. Themain aim is to realize a search and protocols analysis to measure the reading comprehension who has the free access for use. All the results obtained, point to a wide difficulty to find researchers to develop news availables tools to realize this article. In addition, the Cloze Test was frequently used to access the reading comprehension rating. From the results, it is noticed the real necessity to promote the free and easy access to reading comprehension updates protocols for health and educationprofessional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fonoaudiologia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.