Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_LuisFelipeLimaVieira_tcc.pdf2,41 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorVieira, Luís Felipe Lima-
dc.identifier.citationVIEIRA, Luís Felipe Lima. Um olhar sobre as práticas lúdico-pedagógicas no hospital. 2022. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractAs pesquisas são importantes para levantar questionamentos sobre as práticas pedagógicas, porém, em diversas situações, acaba sendo menos comum haver o inverso onde as práticas são consideradas na solução de determinados questionamentos pertinentes, então, partindo de um ponto de vista pessoal específico onde houve contato com ambiente hospitalar durante o tratamento de leucemia de uma irmã mais nova, foi possível ter uma experiência mais próxima das perspectivas das crianças hospitalizadas que, embora enfermas, não deixam de ser crianças, muito menos humanas. A partir disto, então, houve interesse em ter alguma experiência com a pedagogia hospitalar e buscar atender aquele público levando em consideração os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula juntamente com as vivências do período de tratamento desta irmã. Isso resultou na pesquisa apresentada aqui que se deu em torno de um artigo específico que levantou conhecimentos produzidos desde 25 anos atrás até o ano de 2017, aproximadamente, sendo que as práticas relatadas aqui datam de 2019, período anterior à pandemia vivida durante o momento em que este trabalho foi escrito. O contexto pandêmico que abrangeu todo o mundo não é abordado neste trabalho em nenhum momento, as reflexões apresentadas aqui tratam de conhecimentos produzidos antes do ano de 2020 com exceção de apenas um texto de 2021. Objetivando, de forma geral, a reflexão sobre os atendimentos lúdico-pedagógicos no hospital, a produção escrita se estrutura em três eixos onde os objetivos específicos consistiram em apresentar uma perspectiva pessoal ao longo da formação profissional e enquanto ser humano com a intenção de possibilitar contextualização das ideias apresentadas em relação a todo o conteúdo do trabalho; fazer análise das produções de conhecimento estudadas e, por fim, refletir e discutir sobre as abordagens da pesquisa em relação às práticas lúdico-pedagógicas no hospital, em especial, as experiências relatadas vivenciadas durante o período de estágio. O primeiro eixo consiste num relato pessoal da trajetória vivida ao longo do ensino regular e ensino superior apresentando experiências a partir do olhar deste estudante pesquisador; o segundo onde é feita análise do conteúdo levantado durante a pesquisa; o terceiro e último eixo onde há reflexões sobre as abordagens da análise e sobre as práticas pessoais desenvolvidas no hospital apresentando discussões e, ao final, uma proposta de material lúdico-pedagógico. As conclusões evidenciam problematizações bastante pertinentes e necessidades a serem supridas, porém, as experiências pessoais relatadas apresentam uma visão específica que, por vezes, pode contrastar com o que o artigo estudado problematiza, embora também possa estar de acordo em certos momentos. Ao final do presente trabalho também é apresentado um projeto de material lúdico-pedagógico que pode oferecer utilidade à comunidade em geral e parte da ideia de atender os contextos onde a pedagogia hospitalar se faz presente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordBrinquedotecapt_BR
dc.subject.keywordAtendimento educacional especializadopt_BR
dc.subject.keywordLudicidadept_BR
dc.titleUm olhar sobre as práticas lúdico-pedagógicas no hospitalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-06T11:32:10Z-
dc.date.available2022-07-06T11:32:10Z-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31342-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Research is important to raise questions about pedagogical practices, however, in several situations, it ends up being less common to have the reverse situation where practices are considered in the solution of certain pertinent questions, so, starting from a specific personal point of view where there was a contact with a hospital environment during the treatment of a younger sister for leukemia, it was possible to have an experience closer to the perspectives of hospitalized children that, although sick, are still children, still human. That being said, then, there was an interest in developing some experience with hospital pedagogy and looking to that public considering the knowledge developed in classroom combined with the experiences had during the treatment period of this sister. This resulted in the research presented here, which took place around a specific article that raised knowledge produced since 25 years ago until 2017, approximately, and the practices reported here being occurred in 2019, a period before the pandemic experienced during the time in which this work was written. The pandemic context that covered the whole world is not mentioned in this work at any moment, the reflections presented here deal with knowledge produced before 2020 except by one specific article from 2021. Aiming, in a general way, to reflect on the ludic-pedagogical assistance in the hospital, this written production is structured in three axes where the specific objectives consisted of presenting personal perspectives throughout professional training and also as a human being with the intention of enabling the contextualization of the shown ideas in relation to the entire content; to analyze the productions of knowledge studied and, finally, to reflect and discuss the research approaches in relation to the ludic-pedagogical practices in the hospital, in particular, the reported experiences had during the internship period. The first axis consists of a personal account of the course lived through regular education and higher education, presenting experiences from the perspective of this student researcher; the second where an analysis of the content raised during the research is carried out; the third and last axis where there are reflections on the approaches of analysis and on the personal practices developed in the hospital, presenting discussions and, at the end, a proposal of a ludicpedagogical material. The conclusions show very pertinent problematizations and needs to be met, however, the reported personal experiences present a new vision that may contrast with what the studied article problematizes sometimes, although it can also be in agreement at certain moments. At the end of the present work, the project of ludic-pedagogical material is presented with the hope that it can be useful to the community in general and part of the idea of meeting the contexts where hospital pedagogy is present.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.