Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Vieira, Luís Felipe Lima | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Luís Felipe Lima. Um olhar sobre as práticas lúdico-pedagógicas no hospital. 2022. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As pesquisas são importantes para levantar questionamentos sobre as práticas pedagógicas,
porém, em diversas situações, acaba sendo menos comum haver o inverso onde as práticas
são consideradas na solução de determinados questionamentos pertinentes, então, partindo de
um ponto de vista pessoal específico onde houve contato com ambiente hospitalar durante o
tratamento de leucemia de uma irmã mais nova, foi possível ter uma experiência mais
próxima das perspectivas das crianças hospitalizadas que, embora enfermas, não deixam de
ser crianças, muito menos humanas. A partir disto, então, houve interesse em ter alguma
experiência com a pedagogia hospitalar e buscar atender aquele público levando em
consideração os conhecimentos desenvolvidos em sala de aula juntamente com as vivências
do período de tratamento desta irmã. Isso resultou na pesquisa apresentada aqui que se deu em
torno de um artigo específico que levantou conhecimentos produzidos desde 25 anos atrás até
o ano de 2017, aproximadamente, sendo que as práticas relatadas aqui datam de 2019, período
anterior à pandemia vivida durante o momento em que este trabalho foi escrito. O contexto
pandêmico que abrangeu todo o mundo não é abordado neste trabalho em nenhum momento,
as reflexões apresentadas aqui tratam de conhecimentos produzidos antes do ano de 2020 com
exceção de apenas um texto de 2021. Objetivando, de forma geral, a reflexão sobre os
atendimentos lúdico-pedagógicos no hospital, a produção escrita se estrutura em três eixos
onde os objetivos específicos consistiram em apresentar uma perspectiva pessoal ao longo da
formação profissional e enquanto ser humano com a intenção de possibilitar contextualização
das ideias apresentadas em relação a todo o conteúdo do trabalho; fazer análise das produções
de conhecimento estudadas e, por fim, refletir e discutir sobre as abordagens da pesquisa em
relação às práticas lúdico-pedagógicas no hospital, em especial, as experiências relatadas
vivenciadas durante o período de estágio. O primeiro eixo consiste num relato pessoal da
trajetória vivida ao longo do ensino regular e ensino superior apresentando experiências a
partir do olhar deste estudante pesquisador; o segundo onde é feita análise do conteúdo
levantado durante a pesquisa; o terceiro e último eixo onde há reflexões sobre as abordagens
da análise e sobre as práticas pessoais desenvolvidas no hospital apresentando discussões e,
ao final, uma proposta de material lúdico-pedagógico. As conclusões evidenciam
problematizações bastante pertinentes e necessidades a serem supridas, porém, as
experiências pessoais relatadas apresentam uma visão específica que, por vezes, pode
contrastar com o que o artigo estudado problematiza, embora também possa estar de acordo
em certos momentos. Ao final do presente trabalho também é apresentado um projeto de
material lúdico-pedagógico que pode oferecer utilidade à comunidade em geral e parte da
ideia de atender os contextos onde a pedagogia hospitalar se faz presente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brinquedoteca | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ludicidade | pt_BR |
dc.title | Um olhar sobre as práticas lúdico-pedagógicas no hospital | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-06T11:32:10Z | - |
dc.date.available | 2022-07-06T11:32:10Z | - |
dc.date.submitted | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31342 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Research is important to raise questions about pedagogical practices, however, in several
situations, it ends up being less common to have the reverse situation where practices are
considered in the solution of certain pertinent questions, so, starting from a specific personal
point of view where there was a contact with a hospital environment during the treatment of a
younger sister for leukemia, it was possible to have an experience closer to the perspectives of
hospitalized children that, although sick, are still children, still human. That being said, then,
there was an interest in developing some experience with hospital pedagogy and looking to
that public considering the knowledge developed in classroom combined with the experiences
had during the treatment period of this sister. This resulted in the research presented here,
which took place around a specific article that raised knowledge produced since 25 years ago
until 2017, approximately, and the practices reported here being occurred in 2019, a period
before the pandemic experienced during the time in which this work was written. The
pandemic context that covered the whole world is not mentioned in this work at any moment,
the reflections presented here deal with knowledge produced before 2020 except by one
specific article from 2021. Aiming, in a general way, to reflect on the ludic-pedagogical
assistance in the hospital, this written production is structured in three axes where the specific
objectives consisted of presenting personal perspectives throughout professional training and
also as a human being with the intention of enabling the contextualization of the shown ideas
in relation to the entire content; to analyze the productions of knowledge studied and, finally,
to reflect and discuss the research approaches in relation to the ludic-pedagogical practices in
the hospital, in particular, the reported experiences had during the internship period. The first
axis consists of a personal account of the course lived through regular education and higher
education, presenting experiences from the perspective of this student researcher; the second
where an analysis of the content raised during the research is carried out; the third and last
axis where there are reflections on the approaches of analysis and on the personal practices
developed in the hospital, presenting discussions and, at the end, a proposal of a ludicpedagogical material. The conclusions show very pertinent problematizations and needs to be
met, however, the reported personal experiences present a new vision that may contrast with
what the studied article problematizes sometimes, although it can also be in agreement at
certain moments. At the end of the present work, the project of ludic-pedagogical material is
presented with the hope that it can be useful to the community in general and part of the idea
of meeting the contexts where hospital pedagogy is present. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|