Título: | Semilleros de investigação : uma experiência de investigação própria das infâncias |
Autor(es): | Soares, Lívia Martins Guimarães |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Educação Educação de crianças Pedagogia - prática Pedagogia griô |
Data de apresentação: | 4-Mai-2022 |
Data de publicação: | 6-Jul-2022 |
Referência: | SOARES, Lívia Martins Guimarães. Semilleros de investigação : uma experiência de investigação própria das infâncias. 2022. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem como tema central a Investigação Própria das Infâncias (Liebel, 2007)
como prática pedagógica transformadora, problematizada a partir de uma experiência
extensionista universitária vivida por estudantes, professoras/es e crianças do projeto de
extensão Semeadores de Investigação (Semillero Brasil): Educação, Transformação e Alegria na
Prática docente, da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação. Como objetivo geral desta
pesquisa, buscamos compreender como a Investigação Própria das Infâncias (IPI) pode se
constituir em possíveis caminhos de trans-formação da prática pedagógica na história dos
Semilleros de Investigação. Os objetivos específicos que organizaram esta investigação foram:
Investigar a história do surgimento dos Semilleros de Investigação e compreender a pergunta
como um caminho transformador e potente para a construção do conhecimento. O caminho
metodológico vivido para tal foi a abordagem qualitativa, e os procedimentos de pesquisa
adotados foram as dinâmicas conversacionais e a investigação bibliográfica. Partimos e nos
nutrimos de um solo teórico predominantemente latino-americano e caribenho, dialogando com
autoras/es como Carlos Calvo, Jorge Londoño, Líllian Pacheco, Luiz Rufino, Paulo Freire,
Katiúscia Ribeiro, Zulma Palermo. Ao finalizar a história e reflexão dos Semilleros de
Investigação, reafirmamos o caminho da pergunta como possibilidade de travessia pedagógica e
transformação dos processos de aprendizagem às crianças que participam dessa experiência
latina e brasileira. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.