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Título: O que é o jardim de infância : textos e imagens que explicitam concepções para a educação das crianças (PABAEE, 1965)
Autor(es): Guimarâes, Lívia de Avelar Andrade
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Jardim de infância
Educação infantil
Educação - história
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 5-Jul-2022
Referência: GUIMARÃES, Lívia de Avelar Andrade. O que é o jardim de infância : textos e imagens que explicitam concepções para a educação das crianças (PABAEE, 1965). 2022. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal compreender as relações entre imagens e textos sobre a educação de crianças pequenas nos jardins de infância na década de 1960, por meio do manual voltado para as professoras do pré-primário intitulado O que é o Jardim de Infância (1965), de Nazira Féres Abi-Sáber. Para tanto, se fez necessário, ainda que inicialmente, buscar os ideais de pré-escola nesse período; analisar as imagens do manual; entender as contribuições da obra para a formação de professoras do ensino pré-primário; e compreender os aspectos materiais e do ambiente do Jardim de Infância propostos no livro. A criança, que vive o tempo de vida que identificamos como infância, e as instituições a ela destinadas, passaram por reformulações até se consolidarem na forma como se organizam atualmente. Nas primeiras décadas do Novecentos, o Jardim de Infância foi sendo burilado por diferentes concepções e ideais, o que não se permitia um consenso sobre quais seriam as melhores formas de organizá-los. Assim, os manuais voltados para as professoras que trabalhavam na pré-escola ou pré-primário podem ter servido como orientadores das práticas realizadas nos jardins de infância, permitindo algumas interpretações históricas acerca das concepções, práticas e materialidades voltadas para a educação das crianças pequenas na primeira metade do século XX. Dessa forma, permitem que se compreenda, entre outros fatores, como eram organizadas essas instituições, quais atividades eram realizadas nelas, quais tipos de materiais eram utilizados e qual o papel da professora. Foi com esse intuito que esta pesquisa, de cunho histórico, se voltou para a obra O que é o Jardim de Infância (1965). A fim de entender quais concepções de jardim infância circulavam na década de 1960, foi feita uma busca por imagens dessas instituições nos jornais da época, para que fosse possível verificar como as práticas e ideais propagados por Nazira Féres Abi-Sáber (1965) se davam nos jardins de infância brasileiros. Também o diálogo com a História da Educação contribuiu para estabelecer o cenário em que se desenvolviam as instituições pré-escolares na época. Portanto, este trabalho permite uma compreensão das práticas e aspectos dos jardins de infância dos anos 1960, apresentando as atitudes esperadas da professora, bem como a organização do ambiente e dos materiais dessas instituições.
Abstract: This work's main objective is to understand the relations between images and texts about children’s early education in kindergartens in the 1960’s decade, through the manual directed to kindergarten teachers called O que é o Jardim de Infância (1965), by Nazira Féres Abi-Sáber. Therefore, it was necessary to search for the conceptions of preschool at the time; to analyze the images on the book; to comprehend the relations between the manual and teacher training; and comprehend which material conditions and what type of environment are presented in the book. Children, who lives the life stage identified as childhood, and the institutions destined to them, went through modifications until they consolidated the way they are today. In the first decades of 1960, different conceptions and ideals were given to the kindergarten, making it unfeasible to create a consensus abou the best ways to organize it. Thus, manuals to preschool teachers may have been used as guides to teachers, allowing some historical interpretations about conceptions, practices and materialities of young children education in the 20th century. Wherefore, teaching manuals contribute, among others, to an understanding about how kindergartens were organized, which activities were conducted in them, which school supplies were used and what was the teacher’s role. For this purpose, this research has a historical approach and is directed to the book O que é o Jardim de Infância (1965). In order to understand what were the conceptions abou the 1960's kidergartens, it was made a research for images of this institutions in newspapers, so that it could be possible to verify how the practices and ideals suggested by Nazira Féres Abi-Sáber (1965) occured in Brazilians kindergartens. Furthermore, the dialogue with History of Education contributed to establish the cenario in which the kindergartens were developing ate the time. Therefore, this work allows a comprehension abou the practices and aspects of 1960's kindergartens, presenting the ideal conducts of the teacher, as well as the space organization and the materials of this institutions.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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