Título: | O que é o jardim de infância : textos e imagens que explicitam concepções para a educação das crianças (PABAEE, 1965) |
Autor(es): | Guimarâes, Lívia de Avelar Andrade |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Jardim de infância Educação infantil Educação - história |
Data de apresentação: | 4-Mai-2022 |
Data de publicação: | 5-Jul-2022 |
Referência: | GUIMARÃES, Lívia de Avelar Andrade. O que é o jardim de infância : textos e imagens que explicitam concepções para a educação das crianças (PABAEE, 1965). 2022. 62 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo principal compreender as relações entre imagens e textos
sobre a educação de crianças pequenas nos jardins de infância na década de 1960, por meio do
manual voltado para as professoras do pré-primário intitulado O que é o Jardim de Infância
(1965), de Nazira Féres Abi-Sáber. Para tanto, se fez necessário, ainda que inicialmente,
buscar os ideais de pré-escola nesse período; analisar as imagens do manual; entender as
contribuições da obra para a formação de professoras do ensino pré-primário; e compreender
os aspectos materiais e do ambiente do Jardim de Infância propostos no livro. A criança, que
vive o tempo de vida que identificamos como infância, e as instituições a ela destinadas,
passaram por reformulações até se consolidarem na forma como se organizam atualmente.
Nas primeiras décadas do Novecentos, o Jardim de Infância foi sendo burilado por diferentes
concepções e ideais, o que não se permitia um consenso sobre quais seriam as melhores
formas de organizá-los. Assim, os manuais voltados para as professoras que trabalhavam na
pré-escola ou pré-primário podem ter servido como orientadores das práticas realizadas nos
jardins de infância, permitindo algumas interpretações históricas acerca das concepções,
práticas e materialidades voltadas para a educação das crianças pequenas na primeira metade
do século XX. Dessa forma, permitem que se compreenda, entre outros fatores, como eram
organizadas essas instituições, quais atividades eram realizadas nelas, quais tipos de materiais
eram utilizados e qual o papel da professora. Foi com esse intuito que esta pesquisa, de cunho
histórico, se voltou para a obra O que é o Jardim de Infância (1965). A fim de entender quais
concepções de jardim infância circulavam na década de 1960, foi feita uma busca por imagens
dessas instituições nos jornais da época, para que fosse possível verificar como as práticas e
ideais propagados por Nazira Féres Abi-Sáber (1965) se davam nos jardins de infância
brasileiros. Também o diálogo com a História da Educação contribuiu para estabelecer o
cenário em que se desenvolviam as instituições pré-escolares na época. Portanto, este trabalho
permite uma compreensão das práticas e aspectos dos jardins de infância dos anos 1960,
apresentando as atitudes esperadas da professora, bem como a organização do ambiente e dos
materiais dessas instituições. |
Abstract: | This work's main objective is to understand the relations between images and texts about
children’s early education in kindergartens in the 1960’s decade, through the manual directed
to kindergarten teachers called O que é o Jardim de Infância (1965), by Nazira Féres
Abi-Sáber. Therefore, it was necessary to search for the conceptions of preschool at the time;
to analyze the images on the book; to comprehend the relations between the manual and
teacher training; and comprehend which material conditions and what type of environment are
presented in the book. Children, who lives the life stage identified as childhood, and the
institutions destined to them, went through modifications until they consolidated the way they
are today. In the first decades of 1960, different conceptions and ideals were given to the
kindergarten, making it unfeasible to create a consensus abou the best ways to organize it.
Thus, manuals to preschool teachers may have been used as guides to teachers, allowing some
historical interpretations about conceptions, practices and materialities of young children
education in the 20th century. Wherefore, teaching manuals contribute, among others, to an
understanding about how kindergartens were organized, which activities were conducted in
them, which school supplies were used and what was the teacher’s role. For this purpose, this
research has a historical approach and is directed to the book O que é o Jardim de Infância
(1965). In order to understand what were the conceptions abou the 1960's kidergartens, it was
made a research for images of this institutions in newspapers, so that it could be possible to
verify how the practices and ideals suggested by Nazira Féres Abi-Sáber (1965) occured in
Brazilians kindergartens. Furthermore, the dialogue with History of Education contributed to
establish the cenario in which the kindergartens were developing ate the time. Therefore, this
work allows a comprehension abou the practices and aspects of 1960's kindergartens,
presenting the ideal conducts of the teacher, as well as the space organization and the
materials of this institutions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.