Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Maia, Hélio José Santos | - |
dc.contributor.author | Silva, Letícia Viana Franco da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Letícia Viana Franco da. A Prática Montessori e as vantagens para o desenvolvimento da primeira infância. 2022. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Durante muitos anos, o modelo tradicional predominou no campo da educação. Além
desse modelo ter uma perspectiva conservadora e de disciplina, ele era caracterizado
pelo modelo econômico, em que as elites o dominavam. Apesar do surgimento de novos
métodos no campo educacional, ainda há instituições que deixam esse modelo
predominar e acabam não respeitando os direitos e as necessidades básicas da criança.
Por tanto, neste estudo, buscou-se pesquisar sobre o método Montessori. Um método
considerado inovador e que fez parte do movimento da escola nova, que tem por
objetivo colocar a criança no centro de suas preocupações, em busca de atender suas
necessidades e interesses de modo que ela tenha participação ativa no seu processo de
aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo, identificar como o método se aplica na
prática, e de que maneira ocorrem as relações entre educador/criança e criança/ambiente
de forma que contribuem para o desenvolvimento da criança durante a primeira
infância. A fim de confirmar as contribuições do método para o desenvolvimento da
criança, a pesquisa contou com uma análise bibliográfica e com uma pesquisa de campo
que foi realizada em uma instituição escolar localizada em Brasília. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Montessori, Método de educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A Prática Montessori e as vantagens para o desenvolvimento da primeira infância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T14:42:55Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T14:42:55Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-30 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31337 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | For many years, the traditional model prevailed in the field of education. In addition to
this model having a conservative and disciplinary perspective, it was characterized by
the economic model, in which the elites dominated it. Despite the emergence of new
methods in the educational field, there are still institutions that let this model
predominate and end up not respecting the rights and basic needs of the child.
Therefore, in this study, we sought to research the Montessori method. A method
considered innovative and that was part of the new school movement, which aims to put
the child at the center of their concerns, seeking to meet their needs and interests so that
they have an active participation in their learning process. The research aimed to
identify how the method is applied in practice, and how the relationships between
educator/child and child/environment occur in a way that contributes to the child's
development during early childhood. In order to confirm the contributions of the
method to the development of the child, the research had a bibliographic analysis and a
field research that was carried out in a school institution located in Brasília. | pt_BR |
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