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dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorSilva, Letícia Viana Franco da-
dc.identifier.citationSILVA, Letícia Viana Franco da. A Prática Montessori e as vantagens para o desenvolvimento da primeira infância. 2022. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractDurante muitos anos, o modelo tradicional predominou no campo da educação. Além desse modelo ter uma perspectiva conservadora e de disciplina, ele era caracterizado pelo modelo econômico, em que as elites o dominavam. Apesar do surgimento de novos métodos no campo educacional, ainda há instituições que deixam esse modelo predominar e acabam não respeitando os direitos e as necessidades básicas da criança. Por tanto, neste estudo, buscou-se pesquisar sobre o método Montessori. Um método considerado inovador e que fez parte do movimento da escola nova, que tem por objetivo colocar a criança no centro de suas preocupações, em busca de atender suas necessidades e interesses de modo que ela tenha participação ativa no seu processo de aprendizagem. A pesquisa teve como objetivo, identificar como o método se aplica na prática, e de que maneira ocorrem as relações entre educador/criança e criança/ambiente de forma que contribuem para o desenvolvimento da criança durante a primeira infância. A fim de confirmar as contribuições do método para o desenvolvimento da criança, a pesquisa contou com uma análise bibliográfica e com uma pesquisa de campo que foi realizada em uma instituição escolar localizada em Brasília.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMontessori, Método de educaçãopt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.titleA Prática Montessori e as vantagens para o desenvolvimento da primeira infânciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T14:42:55Z-
dc.date.available2022-07-05T14:42:55Z-
dc.date.submitted2022-05-30-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31337-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1For many years, the traditional model prevailed in the field of education. In addition to this model having a conservative and disciplinary perspective, it was characterized by the economic model, in which the elites dominated it. Despite the emergence of new methods in the educational field, there are still institutions that let this model predominate and end up not respecting the rights and basic needs of the child. Therefore, in this study, we sought to research the Montessori method. A method considered innovative and that was part of the new school movement, which aims to put the child at the center of their concerns, seeking to meet their needs and interests so that they have an active participation in their learning process. The research aimed to identify how the method is applied in practice, and how the relationships between educator/child and child/environment occur in a way that contributes to the child's development during early childhood. In order to confirm the contributions of the method to the development of the child, the research had a bibliographic analysis and a field research that was carried out in a school institution located in Brasília.pt_BR
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