Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31335
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_KafficaOrranaPachecoLinhares_tcc.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorLinhares, Káffica Orrana Pachêco-
dc.identifier.citationLINHARES, Káffica Orrana Pachêco. Aprendizagens e ludicidades no contexto hospitalar. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho de conclusão de curso divide-se em três partes: a primeira é um memorial sobre minha trajetória escolar e acadêmica. A segunda apresenta a pesquisa bibliográfica. A última parte compõe-se de minhas perspectivas futuras. O estudo bibliográfico tem como objeto de investigação a Pedagogia no ambiente hospitalar e a sua contribuição para a aprendizagem da criança e para o adolescente em momento de internação. O processo de hospitalização causa na criança e no adolescente diversas mudanças em sua vida cotidiana, afetando assim o seu convívio com o meio social, familiar e escolar. A Pedagogia Hospitalar se insere nesse espaço com o intuito de oportunizar a continuidade ou o início à escolarização, como também reduzir os impactos negativos causados à criança e ao adolescente que, em função do seu adoecimento, necessita ficar internado para realizar o acompanhamento médico ideal para a sua recuperação e com isso deixa de ter a sua aprendizagem diretamente com a escola regular. Ademais, destacam-se o histórico desse atendimento hospitalar no Brasil, as legislações e os direitos da criança e do adolescente hospitalizados, a contribuição do pedagogo e suas respectivas responsabilidades e, o mais importante, o uso eficaz da ludicidade na realidade hospitalar para o desenvolvimento harmônico da aprendizagem e adaptação dos jovens pacientes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem lúdicapt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem cognitiva - criançaspt_BR
dc.subject.keywordPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subject.keywordCrianças doentes - recreaçãopt_BR
dc.titleAprendizagens e ludicidades no contexto hospitalarpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-05T14:08:51Z-
dc.date.available2022-07-05T14:08:51Z-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31335-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The course conclusion work is divided into three parts: the first is a memorial about my school and academic trajectory. The second presents the bibliographic research. The last part consists of my future perspectives. The bibliographic study has as its object of investigation Pedagogy in the hospital environment and its contribution to the learning of children and adolescents during hospitalization. The hospitalization process causes several changes in children and adolescents in their daily lives, thus affecting their social, family and school environment. Hospital Pedagogy is part of this space with the aim of providing opportunities for continuity or the beginning of schooling, as well as reducing the negative impacts caused to children and adolescents who, due to their illness, need to be hospitalized to carry out the ideal medical follow-up to their recovery and with that they no longer have their learning directly with the regular school. In addition, the history of this hospital care in Brazil, the legislation and rights of hospitalized children and adolescents, the contribution of the pedagogue and their respective responsibilities and, most importantly, the effective use of playfulness in the hospital reality for the development harmonic learning and adaptation of young patients.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.