Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Linhares, Káffica Orrana Pachêco | - |
dc.identifier.citation | LINHARES, Káffica Orrana Pachêco. Aprendizagens e ludicidades no contexto hospitalar. 2022. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho de conclusão de curso divide-se em três partes: a primeira é um memorial
sobre minha trajetória escolar e acadêmica. A segunda apresenta a pesquisa
bibliográfica. A última parte compõe-se de minhas perspectivas futuras. O estudo
bibliográfico tem como objeto de investigação a Pedagogia no ambiente hospitalar e
a sua contribuição para a aprendizagem da criança e para o adolescente em momento
de internação. O processo de hospitalização causa na criança e no adolescente
diversas mudanças em sua vida cotidiana, afetando assim o seu convívio com o meio
social, familiar e escolar. A Pedagogia Hospitalar se insere nesse espaço com o intuito
de oportunizar a continuidade ou o início à escolarização, como também reduzir os
impactos negativos causados à criança e ao adolescente que, em função do seu
adoecimento, necessita ficar internado para realizar o acompanhamento médico ideal
para a sua recuperação e com isso deixa de ter a sua aprendizagem diretamente com
a escola regular. Ademais, destacam-se o histórico desse atendimento hospitalar no
Brasil, as legislações e os direitos da criança e do adolescente hospitalizados, a
contribuição do pedagogo e suas respectivas responsabilidades e, o mais importante,
o uso eficaz da ludicidade na realidade hospitalar para o desenvolvimento harmônico
da aprendizagem e adaptação dos jovens pacientes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem lúdica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem cognitiva - crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças doentes - recreação | pt_BR |
dc.title | Aprendizagens e ludicidades no contexto hospitalar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-05T14:08:51Z | - |
dc.date.available | 2022-07-05T14:08:51Z | - |
dc.date.submitted | 2022-03-31 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31335 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The course conclusion work is divided into three parts: the first is a memorial about my
school and academic trajectory. The second presents the bibliographic research. The
last part consists of my future perspectives. The bibliographic study has as its object
of investigation Pedagogy in the hospital environment and its contribution to the
learning of children and adolescents during hospitalization. The hospitalization process
causes several changes in children and adolescents in their daily lives, thus affecting
their social, family and school environment. Hospital Pedagogy is part of this space
with the aim of providing opportunities for continuity or the beginning of schooling, as
well as reducing the negative impacts caused to children and adolescents who, due to
their illness, need to be hospitalized to carry out the ideal medical follow-up to their
recovery and with that they no longer have their learning directly with the regular
school. In addition, the history of this hospital care in Brazil, the legislation and rights
of hospitalized children and adolescents, the contribution of the pedagogue and their
respective responsibilities and, most importantly, the effective use of playfulness in the
hospital reality for the development harmonic learning and adaptation of young
patients. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|