Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31332
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_JucyEllenMariaDeLima_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Entre leitura e escrita : estratégias para possibilitar momentos de fala e escuta em ambiente escolar. relatos deexperiências pedagógicas
Autor(es): Lima, Jucy Ellen Maria de
Orientador(es): Guedes, Sônia Margarida Ribeiro
Assunto: Escrita
Leitura e escrita
Leitura
Estudantes - formação
Comportamento humano
Data de apresentação: 16-Fev-2022
Data de publicação: 5-Jul-2022
Referência: LIMA, Jucy Ellen Maria de. Entre leitura e escrita : estratégias para possibilitar momentos de fala e escuta em ambiente escolar. relatos de experiências pedagógicas. 2022. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho propõe-se a uma reflexão sobre a experiência de leitura, escrita e oralidadecomo importantes instrumentos para oportunizar momentos de fala e escuta em ambiente escolar. Para que os alunos se sintam acolhidos e livres para expor seus pensamentos na escola,é importante incentivá-los a falar sobre seus sentimentos e o que os afligem. A leitura e a escritasão uma forma não direta de abordar os problemas da criança sem invadir o seu espaço. Sendo assim, é necessário que os alunos participem de momentos que lhe sejam instigados a falar e ter a oportunidade de ouvir outras experiências, em que sejam estimulados a usar a oralidade ea escrita, para que consigam organizar suas ideias antes de transmiti-las. O objetivo geral desta monografia foi o de relatar minha atuação no Projeto Livros Abertos, como mediadora pedagógico de momentos de leituras dialógicas no âmbito da sala de aula, com alunos da redepública de ensino do Distrito Federal e, como objetivos específicos, busquei: explorar a leitura e a escrita como possibilidades e situações de incentivo à expressão espontânea dos alunos e averiguar como a oralidade e a escuta podem ser trabalhadas pelos docentes no espaço escolar. O trabalho desenvolvido nessa perspectiva com os alunos nesta experiência mostrou como é importante e necessário a escola estar aberta a dialogar com os alunos e reconhecer que é de fundamental importância dedicar um tempo especial no cotidiano da sala de aula para um trabalho com a leitura dialógica.
Abstract: The present work proposes a reflection on the experience of reading, writing and orality as important instruments to create opportunities for speaking and listening in a school environment. In order for students to feel welcomed and free to express their thoughts at school,it is important to encourage them to talk about their feelings and what ails them. Reading and writing are a non-direct way of approaching children's problems without invading their space.Therefore, it is necessary for students to participate in moments that are encouraged to speak and have the opportunity to listen to other experiences, in which they are encouraged to use orality and writing, so that they can organize their ideas before transmitting them. The general objective of this monograph was to report my work in Projeto Livros Abertos, as a pedagogicalmediator of moments of dialogic readings within the classroom, with students from the publicschool system of the Federal District and, as specific objectives, I sought to: explore reading and writing as possibilities and situations to encourage students' spontaneous expression and to find out how orality and listening can be worked by teachers in the school space. The work developed in this perspective with the students in this experience showed how important and necessary it is for the school to be open to dialogue with students and to recognize that it is of fundamental importance to dedicate special time in the daily life of the classroom to work withdialogic reading.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.