Título: | Borboletas, mariposas, pássaros e outros impossíveis bichos com asas : intercâmbio e investigação infantil no contexto dos Semilleros de Investigação |
Autor(es): | Sá, João Vitor Gomes de |
Orientador(es): | Rodrigues, Fátima Lucília Vidal |
Assunto: | Educação Intercâmbio educacional América Latina Infância Projetos - avaliação Projetos educacionais |
Data de apresentação: | 5-Mai-2022 |
Data de publicação: | 5-Jul-2022 |
Referência: | SÁ, João Vitor Gomes de. Borboletas, mariposas, pássaros e outros impossíveis bichos com asas : intercâmbio e investigação infantil no contexto dos Semilleros de Investigação 2022. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O seguinte trabalho tem como tema o " intercâmbio, curiosidade e investigação infantil no
contexto dos Semilleros de Investigação" e acompanhado da questão: Qual é o impacto de
experiências vividas por meio dos intercâmbios formativos dos Semilleros de Investigação?
Como objetivo geral de pesquisa e diretamente vinculado à questão de pesquisa:
compreender o impacto das experiências vividas em intercâmbios formativos vinculados aos
Semilleros de Investigação. Além de três objetivos específicos, são eles: registrar a história
de constituição dos Semilleros de Investigação pela América Latina - Colômbia, Chile e
Brasil; problematizar a importância dos intercâmbios para o percursos formativo de
pedagogos e pedagogas e sintetizar e traduzir experiências e histórias marcantes vividas
em registros visuais através de fotografias e desenhos. A abordagem escolhida para o
direcionamento metodológico foi a qualitativa — iniciando-se pela elaboração de um ensaio
teórico a partir de um relato de experiência pessoal, além de um registro visual que sintetiza
essa experiência vivida. Durante o percurso são utilizados alguns autores e autoras, como:
Freire (1996) (2013), Vigotski (2003) (2009), Spinoza (2009), Hooks (2013), Rodrigues
(2018) e Muñoz (2012) para acompanhar a reflexão. Por fim, nas considerações finais,
apontamos para o impacto transformador da prática pedagógica que decorre da experiência
dos intercâmbios e apresentamos os próximos caminhos e desdobramentos do ensaio — os
passos para a construção de um livro infantil inspirado por essas experiências. |
Abstract: | The theme this present work revolves around is "exchange programs, curiosity and
childhood investigation in the context of Semilleros de Investigação (Research Sowers)" and
is accompanied by the question: What's the impact of experiences lived through the
formatives exchange programs of the Semilleros de Investigação? The overall objective of
this essay is to comprehend the impact of experiences lived in formative exchange programs
linked to Semilleros de Investigação, besides other three specific goals. Which are: to
register the history of the constitution of the Semilleros de Investigação in Latin America -
Colombia, Chile and Brazil; to value the importance of exchange programs in the formative
path of pedagogues and to sintetize and translate experiences and bold stories through
photographs and illustrations. The chosen approach for the research was the qualitative –
initiated by the writing of a theoric essay based on a personal experience, besides a visual
register that condenses the experience lived in the process. Some authors helped the to
accompany the reflections on the text, such as: Freire (1996) (2013), Vigotski (2003) (2009),
Spinoza (2009), Hooks (2013), Rodrigues (2018) e Muñoz (2012). In the end, as a
conclusion, there is a comment about the next steps and others ramifications of the essay —
the steps to the construction of a children's book inspired by those experiences. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.