Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/31325
Título: | O ciclo de vida dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal : temporalidade e condições de trabalho |
Autor(es): | Souza, Jéssika Rakel Nascimento |
Orientador(es): | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da |
Assunto: | Professores - educação infantil Distrito Federal (DF) Professores - avaliação Condições de trabalho - Distrito Federal (DF) Trabalho docente Qualidade de vida no trabalho |
Data de apresentação: | 10-Mai-2022 |
Data de publicação: | 5-Jul-2022 |
Referência: | SOUZA, Jéssika Rakel Nascimento. O ciclo de vida dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental do Distrito Federal : temporalidade e condições de trabalho. 2022. 23 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | A presente pesquisa é um recorte das análises dos dados coletados pelo projeto de
pesquisa “Ciclo de carreira dos professores do Distrito Federal: Temporalidade e condições de
trabalho”, o intitulado projeto foi submetido a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito
Federal (FAP/DF), associado ao Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação dos
Professores/Pedagogos (GEPFAPe) pela Universidade de Brasília (UnB). O desenvolvimento
desta pesquisa sobre o título “O CICLO DE VIDA DOS PROFESSORES DOS ANOS
INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DISTRITO FEDERAL: TEMPORALIDADE
E CONDIÇÕES DE TRABALHO” com foco em analisar a Vida Profissional dos Professores
as percepções sobre o ambiente escolar, tendo como ponto de partida o Ciclo de Vida
Profissional dos Professores do Distrito Federal, permeando variáveis que se articulam com a
finalidade de analisar a realidade vivenciada pelos docentes. Está é uma pesquisa quantitativa
e qualitativa, embasado no teórico-metodológico da psicologia Sócio Histórica Vigotskiana,
implicando analisar o sujeito professor no seu processo histórico de constituição e
desenvolvimento, revelando a sua vulnerabilidade, suas condições de trabalho e o tempo de
permanência. As reflexões pontuadas acerca das condições de trabalho docente delineiam um
quadro preocupante. A melhoria das condições de trabalho é crucial para revitalizar um trabalho
muito precarizado, não há como se espelhar em outros países onde as condições de produção
da educação são muito distintas daquelas a que estamos submetidos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.