Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31324
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielaRestucciParanayba_tcc.pdf4,43 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Reservatórios de qualidade e quantidade : estudo de caso em Santa Maria - DF
Autor(es): Paranayba, Gabriela Restucci
Orientador(es): Koide, Sérgio
Coorientador(es): Almeida, Davi Navarro de
Assunto: Drenagem urbana
Reservatórios
Distrito Federal (DF)
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 4-Jul-2022
Referência: PARANAYBA, Gabriela Restucci. Reservatórios de qualidade e quantidade: estudo de caso em Santa Maria - DF. 2020. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O crescimento dos centros urbanos impacta o ambiente de tal forma que o ciclo natural da água sofre alterações locais. Esse crescimento implica na redução da infiltração no solo, no aumento do escoamento superficial e nas vazões de pico. O escoamento superficial é coletado por redes de drenagem, que levam esse excedente para jusante da área urbana. Como forma de melhorar a qualidade da água e amortecer vazões de pico lançadas ao corpo receptor reservatórios de qualidade e quantidade podem ser utilizados. O condomínio urbanístico Porto Pilar, localizado em Santa Maria no Distrito Federal, possui um sistema de drenagem com reservatórios de qualidade e quantidade já implantados. Este estudo tem como objetivos analisar o desempenho das redes de drenagem e dos reservatórios em atendimento às legislações locais e comparar os resultados obtidos utilizando os métodos SCS e Racional. A análise da rede foi realizada utilizando tanto o PCSWMM quanto o C3Drenesg e os reservatórios somente o PCSWMM. Para a análise da rede foram simulados cinco cenários, dois utilizando o método Racional no C3Drenesg e três utilizando o método SCS no PCSWMM. O primeiro cenário no C3Drenesg permitiu verificar que a rede de drenagem possui trechos que não atendem aos critérios do Termo de Referência da NOVACAP. Na análise inicial dos reservatórios percebeu-se que para uma precipitação com tempo de retorno de 100 anos o volume útil do reservatório de qualidade chegou a apenas 76,88% e o de quantidade a 70%. Isso foi o primeiro indicativo de seu superdimensionamento. Nas condições originais de projeto dos reservatórios verificou-se que nenhuma das vazões máximas impostas pela Resolução no9/2011 foram atendidas. Assim, foram proposta algumas alterações de forma a atender essas vazões. Portanto, um dos reservatório poderia ter função dual no atendimento dos limites e o outro poderia ser utilizado para amortecer vazões provenientes de outras áreas de contribuição. Vale ressaltar que as vazões de qualidade obtidas pelo método Racional foram sempre maiores que as do método SCS. Para obter valores mais precisos seria necessário calibrar o modelo do PCSWMM.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.