Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31322
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_HeloisaPereiraDaConceicao_tcc.pdf267,95 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A pedagogia além do ambiente escolar : uma análise sobre seu principal objeto de estudo e as áreas de atuação do pedagogo
Autor(es): Conceição, Heloísa Pereira da
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Pedagogia
Educação
Pedagogos - prática profissional
Pedagogos - formação
Data de apresentação: 4-Mai-2022
Data de publicação: 4-Jul-2022
Referência: CONCEIÇÃO, Heloísa Pereira da. A pedagogia além do ambiente escolar : uma análise sobre seu principal objeto de estudo e as áreas de atuação do pedagogo. 2022. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este artigo tem como temática a análise do objeto de estudo da Pedagogia e as áreas de atuação do pedagogo. A Pedagogia tem como objeto principal de estudo a educação, que possui como finalidade o desenvolvimento do indivíduo em sua integralidade e em todos os âmbitos de sua vida, pessoal, social e até mesmo profissional, dessa forma, ela tem um papel primordial na formação do educando, não devendo limitar sua prática à escola. O curso de Pedagogia se consolidou após a proposta de modelo de formação instituída pela reforma educacional em 1990, tendo a docência como base, caracterizando então o perfil do Pedagogo. A partir do momento em que a educação foi compreendida como um instrumento de luta e desenvolvimento humano, foi necessário o conhecimento de que a prática educativa ultrapassava os muros da escola, sendo entendida como uma prática humana e social. O estudo de abordagem qualitativa apoiou-se na pesquisa bibliográfica. O fundamento teórico utilizado foi Libâneo (2002), Caliman (2007), Farfus (2012), Holtz (2000), dentre outros autores, além de documentos normativos relativos ao tema em análise. Os resultados apontaram que a prática educativa acontece em ambientes variados e a partir disso é feita a caracterização do perfil do Pedagogo. Sendo ele, o profissional responsável pela organização e sistematização dos conteúdos, seu perfil profissional foi definido com base nos períodos históricos que a sociedade estava vivendo e a necessidade do profissional da educação em ambientes diversificados além da escola como hospitais, empresas, espaços socioeducativos e outros. Por isso, todo educador deve ter a devida compreensão do que de fato se caracteriza a educação e qual a sua dimensão, de modo a proporcionar uma efetiva formação e desenvolvimento dos sujeitos.
Abstract: This article has as its theme the analysis of the object of study of Pedagogy and the areas of activity of the pedagogue. Pedagogy's main object of study is education, which has as its purpose the development of the individual in his entirety and in all areas of his life, personal, social and even professional, in this way, it has a primordial role in the formation of the educating, and should not limit their practice to school. The Pedagogy course was consolidated after the proposal of a training model instituted by the educational reform in 1990, having teaching as a base, characterizing the profile of the Pedagogue. From the moment that education was understood as an instrument of struggle and human development, it was necessary to know that the educational practice went beyond the walls of the school, being understood as a human and social practice. The qualitative approach study was supported by bibliographic research. The theoretical foundation used was Libâneo (2002), Caliman (2007), Farfus (2012), Holtz (2000), among other authors, in addition to normative documents related to the topic under analysis. The results showed that the educational practice takes place in different environments and from that, the characterization of the Pedagogue's profile is made. As he is the professional responsible for organizing and systematizing the contents, his professional profile was defined based on the historical periods that society was experiencing and the need for the education professional in diverse environments beyond the school, such as hospitals, companies, socio-educational spaces and others. . Therefore, every educator must have a proper understanding of what education is actually characterized and what is its dimension, in order to provide an effective formation and development of the subjects..
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.