Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da | - |
dc.contributor.author | Lima, Giordani Emanuele Carvalho | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Giordani Emanuele Carvalho. A constituição da identidade docente numa perspectiva ontológica 2022. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa maior que está sob o título “Ciclo
de carreira dos professores do Distrito Federal: temporalidade e condições de trabalho”. As
discussões sobre o ciclo de vida profissional docente vêm se intensificando gradualmente
nos últimos anos. Estes estudos, geralmente, se referem às fases vivenciadas ao longo da
trajetória profissional experienciadas pelos professores, podendo estar demarcados em uma
única fase de sua carreira ou em todas elas. A relevância deste trabalho está justamente na
temática proposta em seu título, qual seja: compreender a constituição da Identidade Docente
numa perspectiva Ontológica, pois além de não haver muitos estudos referente ao tema, e
sendo a Educação considerada um dos complexos mais importantes da estrutura social
existente, nos auxilia a perceber como os elementos constitutivos do processo de construção
identitária interagem entre si, a partir da análise do movimento do real, associada a
multiplicidade dos significados e sentidos a ela atribuídos. Como objetivo geral o presente
trabalho analisa os principais aspectos relacionados à construção da identidade docente do
professor do ensino fundamental. Esta pesquisa parte da revisão sistemática da literatura,
trabalhando em dois momentos: num primeiro momento um levantamento bibliográfico
elaborado por estudos que tratam sobre o tema “ciclo de carreira docente”, com um recorte
temporal dos anos 2006 a 2019; no momento b), observamos a necessidade de
compreendermos como se desenvolve a identidade docente a partir dos estudos da
constituição do ser social e da constituição do ser professor, no contexto do Distrito Federal.
Ainda se tratando do percurso metodológico, utilizamos a aplicação de um questionário com
23 questões abertas e fechadas, durante os meses de maio a dezembro de 2019, tanto em
forma de questionário online como em forma de questionário impresso, perfazendo um total
de 403 questionários respondidos de um total de mais de 700 distribuídos. Através dos eixos
de análise elegidos na nossa pesquisa, percebemos que há elementos vinculados ao gênero,
formação, raça/etnia, condições subjetivas, condições objetivas e ao sentimento de pertença
que se aproximam para a compreensão da constituição da identidade docente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Condições de trabalho | pt_BR |
dc.title | A constituição da identidade docente numa perspectiva ontológica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T14:58:13Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T14:58:13Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-06 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31321 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study presented here is an excerpt of a larger research that is under the title “Cycle of
career of teachers in the Federal District: temporality and working conditions”. Discussions
about the teaching professional life cycle have gradually intensified in recent years. These
studies generally refer to the phases experienced along the professional trajectory
experienced by teachers, which may be demarcated in a single phase of their career or in all
of them. The relevance of this work lies precisely in the theme proposed in its title, namely:
understanding the constitution of the Teacher Identity in an ontological perspective, because
in addition to not having many studies on the subject, and Education being considered one
of the most important complexes of the social structure existent, helps us to perceive how
the constitutive elements of the identity construction process interact with each other, from
the analysis of the movement of the real, associated with the multiplicity of meanings and
senses attributed to it. As a general objective, the present work analyzes the main aspects
related to the construction of the teaching identity of the elementary school teacher. This
research starts from the systematic review of the literature, working in two moments: at first,
a bibliographic survey prepared by studies that deal with the theme "teaching career cycle",
with a time frame from the years 2006 to 2019; at moment b), we observed the need to
understand how the teaching identity is developed from the studies of the constitution of the
social being and the constitution of the being a teacher, in the context of the Federal District.
Still dealing with the methodological course, we used a questionnaire with 23 open and
closed questions, during the months of May to December 2019, both in the form of an online
questionnaire and in the form of a printed questionnaire, making a total of 403 questionnaires
answered. from a total of more than 700 distributed. Through the axes of analysis chosen in
our research, we realized that there are elements linked to gender, education, race/ethnicity,
subjective conditions, objective conditions and the feeling of belonging that come together
to understand the constitution of the teaching identity. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|