Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31321
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GiordaniEmanueleCarvalhoLima_tcc.pdf533,04 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da-
dc.contributor.authorLima, Giordani Emanuele Carvalho-
dc.identifier.citationLIMA, Giordani Emanuele Carvalho. A constituição da identidade docente numa perspectiva ontológica 2022. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aqui apresentado é um recorte de uma pesquisa maior que está sob o título “Ciclo de carreira dos professores do Distrito Federal: temporalidade e condições de trabalho”. As discussões sobre o ciclo de vida profissional docente vêm se intensificando gradualmente nos últimos anos. Estes estudos, geralmente, se referem às fases vivenciadas ao longo da trajetória profissional experienciadas pelos professores, podendo estar demarcados em uma única fase de sua carreira ou em todas elas. A relevância deste trabalho está justamente na temática proposta em seu título, qual seja: compreender a constituição da Identidade Docente numa perspectiva Ontológica, pois além de não haver muitos estudos referente ao tema, e sendo a Educação considerada um dos complexos mais importantes da estrutura social existente, nos auxilia a perceber como os elementos constitutivos do processo de construção identitária interagem entre si, a partir da análise do movimento do real, associada a multiplicidade dos significados e sentidos a ela atribuídos. Como objetivo geral o presente trabalho analisa os principais aspectos relacionados à construção da identidade docente do professor do ensino fundamental. Esta pesquisa parte da revisão sistemática da literatura, trabalhando em dois momentos: num primeiro momento um levantamento bibliográfico elaborado por estudos que tratam sobre o tema “ciclo de carreira docente”, com um recorte temporal dos anos 2006 a 2019; no momento b), observamos a necessidade de compreendermos como se desenvolve a identidade docente a partir dos estudos da constituição do ser social e da constituição do ser professor, no contexto do Distrito Federal. Ainda se tratando do percurso metodológico, utilizamos a aplicação de um questionário com 23 questões abertas e fechadas, durante os meses de maio a dezembro de 2019, tanto em forma de questionário online como em forma de questionário impresso, perfazendo um total de 403 questionários respondidos de um total de mais de 700 distribuídos. Através dos eixos de análise elegidos na nossa pesquisa, percebemos que há elementos vinculados ao gênero, formação, raça/etnia, condições subjetivas, condições objetivas e ao sentimento de pertença que se aproximam para a compreensão da constituição da identidade docente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF) - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordCondições de trabalhopt_BR
dc.titleA constituição da identidade docente numa perspectiva ontológicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T14:58:13Z-
dc.date.available2022-07-04T14:58:13Z-
dc.date.submitted2022-05-06-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31321-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This study presented here is an excerpt of a larger research that is under the title “Cycle of career of teachers in the Federal District: temporality and working conditions”. Discussions about the teaching professional life cycle have gradually intensified in recent years. These studies generally refer to the phases experienced along the professional trajectory experienced by teachers, which may be demarcated in a single phase of their career or in all of them. The relevance of this work lies precisely in the theme proposed in its title, namely: understanding the constitution of the Teacher Identity in an ontological perspective, because in addition to not having many studies on the subject, and Education being considered one of the most important complexes of the social structure existent, helps us to perceive how the constitutive elements of the identity construction process interact with each other, from the analysis of the movement of the real, associated with the multiplicity of meanings and senses attributed to it. As a general objective, the present work analyzes the main aspects related to the construction of the teaching identity of the elementary school teacher. This research starts from the systematic review of the literature, working in two moments: at first, a bibliographic survey prepared by studies that deal with the theme "teaching career cycle", with a time frame from the years 2006 to 2019; at moment b), we observed the need to understand how the teaching identity is developed from the studies of the constitution of the social being and the constitution of the being a teacher, in the context of the Federal District. Still dealing with the methodological course, we used a questionnaire with 23 open and closed questions, during the months of May to December 2019, both in the form of an online questionnaire and in the form of a printed questionnaire, making a total of 403 questionnaires answered. from a total of more than 700 distributed. Through the axes of analysis chosen in our research, we realized that there are elements linked to gender, education, race/ethnicity, subjective conditions, objective conditions and the feeling of belonging that come together to understand the constitution of the teaching identity.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.