Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3132
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LaisSouzaRibeiro.pdf848 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A participação da família na vida escolar dos filhos
Outros títulos: Family participation in children’s school life
Autor(es): Ribeiro, Laís Souza
Orientador(es): Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado
Assunto: Lar e escola
Crianças - desenvolvimento
Desenvolvimento humano
Aprendizagem
Data de apresentação: 12-Dez-2011
Data de publicação: 16-Mar-2012
Referência: RIBEIRO, Laís Souza. A participação da família na vida escolar dos filhos. 2011. 92 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O presente estudo enfatiza a participação da família na vida escolar dos filhos em uma turma de terceiro ano do ensino fundamental com o objetivo de identificar e analisar os impactos da participação da família na escola ao que tange o desenvolvimento escolar da criança. Por meio dos objetivos específicos buscou-se identificar o posicionamento dos pais em relação à escola e aos processos de aprendizagem dos filhos caracterizando como se constitui a participação efetiva da família na escola analisada, além de pontuar os modos e contextos dessa participação e investigar a importância da professora da turma e da orientadora educacional na criação de vínculos entre escola e família. O referencial teórico está pautado nos processos sócio-históricos e nas relações estabelecidas entre família e escola refletindo na aprendizagem e no desenvolvimento infantil. Na pesquisa empírica de caráter qualitativo analisaram-se informações construídas a partir de entrevistas individuais com a orientadora educacional e professora regente, entrevista coletiva com crianças, questionários aos pais/mães divisando cinco dimensões: escola-turma, professora, criança e aprendizagem em diálogo com as bases teóricas. Os resultados evidenciam os impactos do envolvimento da família com a escola com mais ênfase na disposição das crianças com relação ao trabalho escolar e com relação às suas atitudes, no estabelecimento de relacionamentos com colegas e professores. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The study addresses family participation in their children‟s school life. It focuses on the importance of this relationship in order to foster children‟s learning and development. It aims at identifying parents personal positioning in relation to school and to their children learning processes. It also aims at characterize how family participation‟s configuration within the studied school; and also the role of the teacher and Educational Counselor into establishing connections between family and school. Theoretical foundations are based in socio-historical perspectives on processes and relationships established between family and school, which may have impact on children‟s learning and developmental process in school. Empirical qualitative research generated information based on individual and collective interviews with teacher, Educational counselor and children and questionnaires with parents. Results show impacts of family-school relationship with more emphasis on children‟s disposition towards to school work and attitudes in establishing relationships with peers and teachers.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.