Título: | Fatores escolares associados a saúde mental de estudantes do ensino médio |
Autor(es): | Nascimento, Érika Victória Teixeira do |
Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello |
Assunto: | Ensino médio - Distrito Federal Ensino médio - estudantes Saúde mental Adolescentes - saúde mental Políticas públicas - saúde Políticas públicas educacionais |
Data de apresentação: | 11-Mai-2022 |
Data de publicação: | 4-Jul-2022 |
Referência: | TEIXEIRA, Érika Victória Teixeira do. Fatores escolares associados a saúde mental de estudantes do ensino médio. 2022. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho objetivou identificar fatores escolares associados a saúde mental dos
estudantes do ensino médio, caracterizando o ensino médio no Brasil e as questões relacionadas
a saúde mental dos estudantes desta etapa da educação básica. A pesquisa foi de abordagem
qualitativa e se baseou em estudos de fontes primárias (AVANCI, ET AL, 2007, PINTO ET
AL, 2014) e secundárias. E para estudo sobre o Ensino médio apoiou-se principalmente nas
produções Krawczick (2011) e Pinto (2002). Por fim trouxe o levantamento de produções
cientificas que apontam para a realidade da saúde mental dos estudantes, baseando-se na
sintomatologia para observação da prevalência dos fatores que influenciam na saúde mental
deles. Foi observado como fatores de prevalência elementos como ser do sexo feminino,
trabalhar e ter um bom relacionamento com a família sendo diferenciais para a saúde mental
dos estudantes. E fatores escolares como bullying, má preparação do corpo escolar, vestibulares
e avaliações e pressões como relevantes na saúde mental dos estudantes do ensino médio. A
proposta deste trabalho não é mostrar as deficiências do ensino médio na implantação de
programas de saúde mental nas escolas, mas prestar conhecimento sobre o assunto que é vivido
diariamente em sala de aula e impacta no desenvolvimento dos estudantes podendo ser
determinantes no sucesso escolar, afirmando a necessidade de políticas públicas e programas
escolares voltados a saúde mental dos estudantes do ensino médio. |
Abstract: | The present study aimed to identify school factors associated with the mental health of high
school students, characterizing high school in Brazil and issues related to the mental health of
students at this stage of basic education. The research had a qualitative approach and was based
on studies of primary (AVANCI, ET AL, 2007, PINTO ET AL, 2014) and secondary sources.
And for the study of High School, it was mainly supported by the productions Krawczick (2011)
and Pinto (2002). Finally, it brought the survey of scientific productions that point to the reality
of the mental health of students, based on the symptomatology to observe the prevalence of
factors that influence their mental health. Elements such as being female, working and having
a good relationship with the family were observed as factors of prevalence, being differentials
for the mental health of students. And school factors such as bullying, poor preparation of the
school body, entrance exams and evaluations and pressures as relevant in the mental health of
high school students. The purpose of this work is not to show the deficiencies of high school in
the implementation of mental health programs in schools, but to provide knowledge about the
subject that is lived daily in the classroom and impacts the development of students and can be
decisive in school success, stating the need for public policies and school programs aimed at
the mental health of high school students. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.