Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lacé, Andréia Mello | - |
dc.contributor.author | Silva, Dayanne de Souza | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Dayanne de Souza. Trabalho infantil e evasão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O foco deste trabalho de conclusão de curso é identificar a relação Trabalho Infantil e evasão
escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pois a evasão escolar é uma das
consequências do Trabalho Infantil. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa
utilizando o procedimento metodológico de revisão bibliográfica, em fontes primárias, como
documentos oficiais, e fontes secundárias. Os autores que contribuíram na construção deste
trabalho foram Alberto e Yamamoto (2017), Medeiros e Lira (2016), IL Rocha (2014),
Nascimento e Parrão (2015), entre outros. Assim como Bayma-Freire, Roazzi, Morgado e
Machado (2016), que contribuíram na relação Trabalho Infantil e evasão escolar. Os
resultados encontrados apontam a pobreza e a desigualdade social como alguns dos principais
fatores determinantes para a relação Trabalho Infantil e evasão escolar nos anos iniciais do
Ensino Fundamental e que os reflexos na educação das crianças podem ser irreversíveis. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - desempenho dos alunos | pt_BR |
dc.title | Trabalho infantil e evasão escolar nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T13:24:28Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T13:24:28Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31318 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The focus of this course conclusion work is to identify the relationship between Child Labor
and school dropout in the early years of Elementary School, as school dropout is one of the
consequences of Child Labor. The methodology used was the qualitative approach using the
methodological procedure of bibliographic review, in primary sources, such as official
documents, and secondary sources. The authors who contributed to the construction of this
work were Alberto and Yamamoto (2017), Medeiros and Lira (2016), IL Rocha (2014),
Nascimento and Parrão (2015), among others. As well as Bayma-Freire, Roazzi, Morgado and
Machado (2016), who contributed to the relationship between Child Labor and school
dropout. The results found point to poverty and social inequality as some of the main
determining factors for the relationship between Child Labor and school dropout in the early
years of Elementary School and that the effects on children's education can be irreversible. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|