Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Maia, Hélio José Santos | - |
dc.contributor.author | Cruz, Daniele da Silva | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, Daniele da Silva. A descontinuação do programa ciência em foco e o impacto na aprendizagem da disciplina de ciências. 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A metodologia investigativa permite que os estudantes visualizem na prática aquilo que é
apontado na teoria, e possibilita que eles se tornem sujeitos ativos e construtores de sua
aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho buscou como objetivo encontrar o impacto
causado pelo Programa Ciência em Foco na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental
nos Anos Iniciais na Rede Pública de Educação do Distrito Federal, bem como sua
descontinuidade. A metodologia utilizada foi a qualiquantitativa, que se dividiu em pesquisa
bibliográfica e, como instrumento de pesquisa, questionários que foram aplicados aos
professores e ex-estudantes participantes do Programa. A partir disto, fez-se uma breve
síntese do teor do Programa e suas bases metodológicas. Logo, foram analisados os dados
coletados que satisfizeram a problemática levantada. E, por fim, conseguiu-se responder à
hipótese que foi inicialmente apresentada tornando, portanto, o estudo capaz de constatar os
questionamentos acerca do impacto da descontinuação do Ciência em Foco. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.title | A descontinuação do programa ciência em foco e o impacto na aprendizagem da disciplina de ciências | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-04T13:13:22Z | - |
dc.date.available | 2022-07-04T13:13:22Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31317 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The investigative methodology allows students to visualize in practice what is pointed out in
theory, and allows them to become active subjects and builders of their learning. Thus, the
present work sought to find the impact caused by the Ciência em Foco Program in the
discipline of Science in Elementary School in the Initial Years in the Public Education
Network of the Federal District, as well as its discontinuity. The methodology used was
qualitative and quantitative, which was divided into bibliographic research and, as a research
instrument, questionnaires that were applied to professors and former students participating in
the Program. Based on this, a brief synthesis of the content of the Program and its
methodological bases was made. Then, the collected data that satisfied the raised problem
were analyzed. And, finally, it was possible to answer the hypothesis that was initially
presented, thus making the study able to verify the questions about the impact of the
discontinuation of Ciência em Foco. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|