Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31317
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_DanieleDaSilvaCruz_tcc (1).pdf953,77 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMaia, Hélio José Santos-
dc.contributor.authorCruz, Daniele da Silva-
dc.identifier.citationCRUZ, Daniele da Silva. A descontinuação do programa ciência em foco e o impacto na aprendizagem da disciplina de ciências. 2022. 52 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA metodologia investigativa permite que os estudantes visualizem na prática aquilo que é apontado na teoria, e possibilita que eles se tornem sujeitos ativos e construtores de sua aprendizagem. Dessa forma, o presente trabalho buscou como objetivo encontrar o impacto causado pelo Programa Ciência em Foco na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental nos Anos Iniciais na Rede Pública de Educação do Distrito Federal, bem como sua descontinuidade. A metodologia utilizada foi a qualiquantitativa, que se dividiu em pesquisa bibliográfica e, como instrumento de pesquisa, questionários que foram aplicados aos professores e ex-estudantes participantes do Programa. A partir disto, fez-se uma breve síntese do teor do Programa e suas bases metodológicas. Logo, foram analisados os dados coletados que satisfizeram a problemática levantada. E, por fim, conseguiu-se responder à hipótese que foi inicialmente apresentada tornando, portanto, o estudo capaz de constatar os questionamentos acerca do impacto da descontinuação do Ciência em Foco.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (DF)pt_BR
dc.subject.keywordEscolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleA descontinuação do programa ciência em foco e o impacto na aprendizagem da disciplina de ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-07-04T13:13:22Z-
dc.date.available2022-07-04T13:13:22Z-
dc.date.submitted2022-05-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31317-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The investigative methodology allows students to visualize in practice what is pointed out in theory, and allows them to become active subjects and builders of their learning. Thus, the present work sought to find the impact caused by the Ciência em Foco Program in the discipline of Science in Elementary School in the Initial Years in the Public Education Network of the Federal District, as well as its discontinuity. The methodology used was qualitative and quantitative, which was divided into bibliographic research and, as a research instrument, questionnaires that were applied to professors and former students participating in the Program. Based on this, a brief synthesis of the content of the Program and its methodological bases was made. Then, the collected data that satisfied the raised problem were analyzed. And, finally, it was possible to answer the hypothesis that was initially presented, thus making the study able to verify the questions about the impact of the discontinuation of Ciência em Foco.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.