Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31315
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_AnaMariaOliveiraRomeiro_tcc.pdf4,87 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O fenômeno cultural coreano (HALLYU) e sua influência na promoção de destinos turísticos asiáticos
Autor(es): Romeiro, Ana Maria Oliveira
Orientador(es): Borges, Aylana Laíssa Medeiros
Assunto: Coréia do Sul - cultura
Turismo - marketing
Turismo internacional
Data de apresentação: 11-Mai-2022
Data de publicação: 2-Jul-2022
Referência: ROMEIRO, Ana Maria Oliveira. O fenômeno cultural coreano (HALLYU) e sua influência na promoção de destinos turísticos asiáticos. 2022. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: A Hallyu ou a Onda Coreana, como esse movimento também é chamado, trata-se de um fenômeno contemporâneo que vem desde 1992, ou seja, ao longo dos últimos trinta anos influenciando ou ampliando o interesse de milhares de pessoas ao redor do mundo em conhecer mais sobre o destino Coreia do Sul. Este trabalho analisou as formas de promoção turística desenvolvidas de maneira direta e/ou indireta nas produções culturais coreanas que influenciam o interesse de turistas brasileiros em conhecer o referido país. Em relação aos aspectos metodológicos, esta pesquisa é quali-quantitativa e contou com a distribuição online do instrumento de coleta de dados do tipo questionário. Foram 119 questionários respondidos no período de 14 de abril a 19 de abril de 2022. Verificou-se que a produção Hallyu desperta o desejo turístico de quem consome seus conteúdos, sobretudo, do público brasileiro, e que são atividades/produções capazes de divulgar amplamente os atrativos turísticos locais, sejam eles naturais e/ou artificiais, e ainda culturais. Ainda como resultado, destaca-se que os consumidores do Hallyu mostraram-se fiéis ao consumo dos conteúdos oferecidos, em destaque para as músicas, os k-dramas, a gastronomia e o cinema, que são pilares da Onda Coreana.
Abstract: The Hallyu or the Korean Wave, as this movement is also called, is a contemporary phenomenon that has been going on since 1992, that is, over the last thirty years, influencing or increasing the interest of thousands of people around the world in knowing more about the South Korea destination. This work analyzed the forms of tourism promotion developed directly and/or indirectly in Korean cultural productions that influence the interest of Brazilian tourists in getting to know that country. Regarding the methodological aspects, this research is qualitative-quantitative and relied on the online distribution of the questionnaire-type data collection instrument. There were 119 questionnaires answered from April 14 to April 19, 2022. It was found that the Hallyu production arouses the tourist desire of those who consume its content, especially the Brazilian public. It was noted that they are activities/productions capable of widely publicizing local tourist attractions, whether natural and/or artificial, as well as cultural. As a result, it is noteworthy that Hallyu consumers were faithful to the consumption of the content offered, especially music, k-dramas, gastronomy and cinema, which are pillars of the Korean Wave.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2022.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.