Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Isabella Rosa | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Isabella Rosa. Como ocorre o trabalho pedagógico com crianças hiperativas na sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental: um mapeamento sistemático. 2022. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho consistiu em um estudo de revisão de literatura sobre o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade –TDAH. Foi mobilizado pela questão problematizadora: como e de que forma a escola pode tratar as crianças com esse transtorno na perspectiva do acolhimento e de um olhar inclusivo? Teve como objetivo geral investigar como tem sido estudada a inclusão escolar de crianças com TDAH nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de um estudo de revisão, priorizando o levantamento de tipos de práticas pedagógicas voltadas para o acolhimento dessas crianças na sala de aula. Para isso, objetivos específicos foram definidos como: (1) Identificar os tipos e contextos de produção de pesquisa em TDAH; (2) Identificar as principais abordagens teórico que fundamentam esses estudos; (3) Identificar as principais abordagens metodológicas utilizadas no estudo empírico; (4) Analisar as principais questões e temas dos estudos; (5) Identificar as práticas pedagógicas que proporcionam um melhor acolhimento às crianças com TDAH nos anos iniciais do EF. Fundamentou-se teoricamente nos estudos de Thomas W. Phelan, Luis A. Rohde e Ricardo Halpern, Maria de Jesus Queiroz Alencar, sobre a conceituação do TDAH em vários ambientes que essa criança é inserida, a medicalização e as práticas pedagógicas, respectivamente. Optou-se por um mapeamento sistemático de teses e dissertações no Banco Digital de Teses e Dissertações da Capes/CNPq com várias combinações de descritores. Utilizou-se uma planilha como instrumento cujas categorias analíticas compuseram as colunas. Assim, as informações das obras selecionadas, colocadas nas linhas, possibilitaram uma análise horizontal e vertical das informações. Os resultados foram apresentados por meio de gráficos, quadros, tabelas e nuvem de palavras. Com base nisso, foi possível concluir que ainda se faz necessário mais estudos sobre o tema na área da educação, principalmente estudos que abordam as práticas pedagógicas que promovem o acolhimento da criança com TDAH. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Déficit de atenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.title | Como ocorre o trabalho pedagógico com crianças hiperativas na sala de aula nos anos iniciais do ensino fundamental : um mapeamento sistemático | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-02T17:52:59Z | - |
dc.date.available | 2022-07-02T17:52:59Z | - |
dc.date.submitted | 2022-05-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31314 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work consisted of a literature review study on attention deficit hyperactivity disorder -ADHD. It was mobilized by the problematizing question: how and in what way can the school treat children with this disorder from the perspective of welcoming and an inclusive look? Its general objective was to investigate how the school inclusion of children with ADHD in the early years of Elementary School has been studied through a review study, prioritizing the survey of types of pedagogical practices aimed at welcoming these children into the classroom. For this, specific objectives were defined as: (1) Identify the types and contexts of research production on ADHD; (2) Identify the main theoretical approaches that underlie these studies; (3) Identify the main methodological approaches used in the empirical study; (4) Analyze the main issues and themes of the studies; (5) Identify the pedagogical practices that provide better reception to children with ADHD in the initial years of EF. It was theoreticallybased on studies by Thomas W. Phelan, Luis A. Rohde and Ricardo Halpern, Maria de Jesus Queiroz Alencar, on the conceptualization of ADHD in various environments in which this child is inserted, medicalization and pedagogical practices, respectively. We opted for systematic mapping of theses and dissertations in the Digital Bank of Theses and Dissertations of Capes/CNPq with various combinations of descriptors. A spreadsheet was used as an instrument whose analytical categories composed the columns. This, the information of the selected works, placed in the lines, allowed a horizontal and vertical analysis of the information. The results were presented through graphs, charts, tables, and word clouds. Based on this, it was possible to conclude that more studies are still needed on the subject in the area of education, especially studies that address the pedagogical practices that promote the reception of children with ADHD. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|