Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31307
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AugustoSilvaIunes_tcc.pdf2,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de vulnerabilidade ambiental à contaminação dos aquíferos nas proximidades do aterro sanitário de Brasília
Autor(es): Iunes, Augusto Silva
Orientador(es): Almeida, Wagner Santos de
Assunto: Geoprocessamento
Aterro sanitário
Vulnerabilidade ambiental
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 1-Jul-2022
Referência: IUNES, Augusto Silva. Estudo de vulnerabilidade ambiental à contaminação dos aquíferos nas proximidades do aterro sanitário de Brasília. 2020. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo decorre do potencial de contaminação do Aterro Sanitário de Brasília (ASB), inaugurado em 2017, localizado na Região Administrativa de Samambaia/DF, com acesso pela Rodovia DF-180, próximo às Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs) Samambaia e Melchior. O ASB recebe os resíduos domiciliares de todo o Distrito Federal, e devido à alta concentração de atividades potencialmente poluidoras nas proximidades do córrego Melchior é de interesse aferir o quão susceptível a região se encontra à poluição e, com isso, a produção e utilização de mapa de vulnerabilidade dos aquíferos é uma ferramenta importante para delimitar possíveis áreas de risco ambiental. A metodologia foi dividida em duas etapas na qual a primeira consiste na produção de um mapa de vulnerabilidade à contaminação dos aquíferos, obtida a partir de algoritmos de análise multicritério inseridos em sistema de informações geográficas (SIG), a análise hierárquica de processos (AHP), e pela aplicação da metodologia DRASTIC, bem como pela produção de mapas de uso e cobertura do solo desenvolvida em ambiente SIG, utilizando técnicas de processamento de imagens de sensores remotos. Fazendo a combinação da metodologia DRASTIC em ambiente SIG pode-se fazer a investigação mais detalhada e monitoramento da área de estudo situada em uma sub-bacia da bacia hidrográfica do Descoberto. Ao final chegou-se no mapa de vulnerabilidade ambiental de contaminação a aquíferos o qual teve em sua maioria áreas de susceptibilidade moderada e alta, enquanto o que diz respeito ao mapa de uso de ocupação pôde ser observado que a crescente densificação da população local pode acarretar em avanços da malha urbana sobre a região do aterro colocando essas populações em possível situação de risco de saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.