Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/31305
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_CarolinaDeSousaMartinsArrais_tcc.pdf2,92 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de ciclo de vida da Estação de Tratamento de Esgoto e Lodo Brasília Norte : levantamento de emissões de gases de efeito estufa
Autor(es): Arrais, Carolina De Sousa Martins
Assunto: Esgoto - tratamento
Lodo residual
Efeito estufa
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 1-Jul-2022
Referência: ARRAIS, Carolina De Sousa Martins. Análise de ciclo de vida da Estação de Tratamento de Esgoto e Lodo Brasília Norte: levantamento de emissões de gases de efeito estufa. 2020. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: As emissões de gases de efeito estufa decorrentes da coleta e tratamento de esgoto são uma parcela significativa e crescente das emissões nacionais, com perspectiva de mais crescimento para as próximas décadas, considerando o déficit no fornecimento desses serviços. A quantificação desses e outros impactos pode ser feita por meio da aplicação da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), uma técnica que contabiliza os impactos do ciclo de vida de um produto ou serviço, da extração de matéria prima à destinação final. Com o objetivo de analisar o impacto de contribuição para o aquecimento global decorrente do tratamento de esgoto e de lodos na Estação de Tratamento de Esgotos Brasília Norte (ETEBN) foi aplicado o método de Avaliação de Ciclo de Vida (ACV), para cálculo das emissões de gases de efeito estufa provenientes da construção e operação da Estação de Tratamento de Esgoto Brasília Norte, em uma abordagem bottom-up. Os resultados da ACV aplicada à ETEBN indicam que em 2013 foram emitidos na estação 6.093.052,90 kg de GEE em CO2e, 0,01% das emissões de todo o setor de tratamento de resíduos no Brasil em 2013. O serviço de coleta e tratamento de esgoto e lodo prestado pela ETEBN emitiu em 2013 37.267,74 kg CO2e por pessoa-equivalente atendida. Do total de emissões da ETEB Norte, o gerenciamento de lodos foi responsável por 25.730,80±2.928,07kg CO2e,uma pequena parcela das emissões totais. Na ETEBN, a maior parte das emissões são relacionadas ao consumo de energia elétrica.
Abstract: The emissions of greenhouse gases from the treatment of wastewater are a significant and growing portion of Brazilian emissions, expressly due to the deficit in providing these services and the prospect of growth in this sector for the coming decades. The Life Cycle Assessment (LCA) method is a technique that quantifies the impacts on the life cycle of a product or service through the application of cradle to grave life cycle inventories. In order to estimate the emissions from wastewater and sludge treatmentat the Brasília Norte Wastewater Treatment Plant (BNWWTP), LCA was applied based on the bottom-up approach, to calculate the greenhouse gas emissions from the construction and operation of the BNWWTP. The LCA results indicate that 6,093,052.90 kg of GHG in CO2e were emitted in 2013 at BNWWTP, 0.01% of the emissions from the entire waste treatment sector in Brazil in 2013. The wastewater and sludge treatment provided by BNWWTP emitted 37,267.74 kg CO2e per person-equivalent in 2013. The treatment and final disposal of sewage sludge were responsible for 25,730.80 ± 2,928.07kg CO2e of the total emissions from BNWWTP in 2013. The sludge treatment line represented a small portion of total emissions, most related to electricity consumption.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Florestal



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.