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Título: As práticas pedagógicas na educação infantil durante a pandemia da covid-19
Autor(es): Bites, Cattarina Kathleen Silva
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Educação infantil
Covid-19
Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Pandemia
Data de apresentação: 3-Mai-2022
Data de publicação: 1-Jul-2022
Referência: BITES, Cattarina Kathleen Silva. As práticas pedagógicas na educação infantil durante a pandemia da covid-19. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre as novas práticas pedagógicas durante a pandemia da COVID-19 na primeira etapa da educação básica, a Educação Infantil, entre os anos 2020 e 2022. A pandemia da COVID-19, que abalou o mundo a partir do ano de 2020, fez com que a sociedade se adaptasse à nova realidade, surgindo um novo normal que, inicialmente, esperava-se que duraria apenas 15 dias, mas durou 2 anos e ainda se tem resquícios destas adaptações para a vida toda, sendo essas as novas práticas que auxiliaram positivamente no processo de educar e cuidar da criança da Educação Infantil. Encontra-se aqui a importância do trabalho da escola infantil junto a família e comunidade, pois foi uma união fundamental para compreender os novas desafios impostos pela pandemia. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, artigos, teses e livros onde as referências foram encontradas através do Google Acadêmico, em plataformas como, Brazilian journal of development (BJD) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), sendo necessário contextualizar sobre a criança da Educação Infantil e também sobre como as instituições que adaptaram as atividades visando compreender as novas práticas realizadas durante a pandemia. O objetivo geral desta pesquisa é compreender as práticas pedagógicas que foram instituídas com as crianças da pré-escola no período da pandemia da Covid19. Os resultados alcançados mostram que, mesmo com todas as barreiras, dificuldades, juntos, família, escola e a tela de referência, outorgaram para um caminho possível mantendo a criança como foco e sem desvalorizar o papel docente, mesmo que com limitações em relação as atividades realizadas em casa ou remotamente. No final podemos refletir que apesar disso, após a pandemia ficou ainda mais visível a necessidade da interação, convívio das crianças com seus pares e do papel do docente na vida das crianças. Nada substitui as diversas possibilidades e aproveitamentos das trocas de conhecimentos que a educação presencial proporciona.
Abstract: The present work aims to discuss pedagogical practices during the COVID-19 pandemic in the first stage of basic education, Early Childhood Education, between 2020 and 2022. The COVID19 pandemic, which shook the world from the year 2020, made society adapt to the new reality, emerging a new normal that, initially, was expected to last only 15 days, but lasted 2 years and there are still remnants of these new practices for life, being these are the new practices that positively helped in the process of educating and caring for children in Early Childhood Education. Here is the importance of the work of the children's school with the family and community, as it was a fundamental union to understand the new challenges imposed by the pandemic. The methodology used was the bibliographic research, where the references were found through Google Scholar, on platforms such as, Brazilian journal of development (BJD) and Scientific Electronic Library Online (SCIELO), being necessary to contextualize about the child of Early Childhood Education and about as the institutions that adapted the activities to understand the new practices carried out during the pandemic. The results achieved show that, even with all the barriers, difficulties, together, family, school, and the reference screen, granted for a possible path keeping the child as the focus and without devaluing the role of the teacher, even with limitations in relation to the activities performed at home or remotely. Despite this, after the pandemic, the need for interaction, socializing with their peers and the role of the teacher in children's lives became even more visible. Nothing replaces the various possibilities and benefits of the exchange of knowledge that face-to-face education provides.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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