Título: | As práticas pedagógicas na educação infantil durante a pandemia da covid-19 |
Autor(es): | Bites, Cattarina Kathleen Silva |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Educação infantil covid-19 Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemia |
Data de apresentação: | 3-Mai-2022 |
Data de publicação: | 1-Jul-2022 |
Referência: | BITES, Cattarina Kathleen Silva. As práticas pedagógicas na educação infantil durante a pandemia da covid-19. 2022. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo discorrer sobre as novas práticas pedagógicas durante a
pandemia da COVID-19 na primeira etapa da educação básica, a Educação Infantil, entre os anos
2020 e 2022. A pandemia da COVID-19, que abalou o mundo a partir do ano de 2020, fez com
que a sociedade se adaptasse à nova realidade, surgindo um novo normal que, inicialmente,
esperava-se que duraria apenas 15 dias, mas durou 2 anos e ainda se tem resquícios destas
adaptações para a vida toda, sendo essas as novas práticas que auxiliaram positivamente no
processo de educar e cuidar da criança da Educação Infantil. Encontra-se aqui a importância do
trabalho da escola infantil junto a família e comunidade, pois foi uma união fundamental para
compreender os novas desafios impostos pela pandemia. A metodologia utilizada foi a pesquisa
bibliográfica, artigos, teses e livros onde as referências foram encontradas através do Google
Acadêmico, em plataformas como, Brazilian journal of development (BJD) e Scientific Electronic
Library Online (SCIELO), sendo necessário contextualizar sobre a criança da Educação Infantil e
também sobre como as instituições que adaptaram as atividades visando compreender as novas
práticas realizadas durante a pandemia. O objetivo geral desta pesquisa é compreender as práticas
pedagógicas que foram instituídas com as crianças da pré-escola no período da pandemia da Covid19. Os resultados alcançados mostram que, mesmo com todas as barreiras, dificuldades, juntos,
família, escola e a tela de referência, outorgaram para um caminho possível mantendo a criança
como foco e sem desvalorizar o papel docente, mesmo que com limitações em relação as atividades
realizadas em casa ou remotamente. No final podemos refletir que apesar disso, após a pandemia
ficou ainda mais visível a necessidade da interação, convívio das crianças com seus pares e do
papel do docente na vida das crianças. Nada substitui as diversas possibilidades e aproveitamentos
das trocas de conhecimentos que a educação presencial proporciona. |
Abstract: | The present work aims to discuss pedagogical practices during the COVID-19 pandemic in the
first stage of basic education, Early Childhood Education, between 2020 and 2022. The COVID19 pandemic, which shook the world from the year 2020, made society adapt to the new reality,
emerging a new normal that, initially, was expected to last only 15 days, but lasted 2 years and
there are still remnants of these new practices for life, being these are the new practices that
positively helped in the process of educating and caring for children in Early Childhood Education.
Here is the importance of the work of the children's school with the family and community, as it
was a fundamental union to understand the new challenges imposed by the pandemic. The
methodology used was the bibliographic research, where the references were found through
Google Scholar, on platforms such as, Brazilian journal of development (BJD) and Scientific
Electronic Library Online (SCIELO), being necessary to contextualize about the child of Early
Childhood Education and about as the institutions that adapted the activities to understand the new
practices carried out during the pandemic. The results achieved show that, even with all the
barriers, difficulties, together, family, school, and the reference screen, granted for a possible path
keeping the child as the focus and without devaluing the role of the teacher, even with limitations
in relation to the activities performed at home or remotely. Despite this, after the pandemic, the
need for interaction, socializing with their peers and the role of the teacher in children's lives
became even more visible. Nothing replaces the various possibilities and benefits of the exchange
of knowledge that face-to-face education provides. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.