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Título: A criança e o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental I
Autor(es): Mello, Bianca Atanes da Silva de
Orientador(es): Lacé, Andréia Mello
Assunto: Educação infantil
Ensino fundamental
Ensino fundamental - desempenho dos alunos
Educação de crianças
Data de apresentação: 14-Mai-2022
Data de publicação: 1-Jul-2022
Referência: MELLO, Bianca Atanes da Silva de. A criança e o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental I. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender a importância do processo de transição da criança na Educação Infantil para o Ensino Fundamental I. A pesquisa bibliográfica, apoiada em fontes secundárias, apoiou-se nos estudos de Facci (2004), Vygotsky (1984) e Kishimoto (2010) e foi realizada por meio da abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram análise em fontes primárias e secundárias. A fonte primária do meu trabalho foi o Projeto Político Pedagógico (PPP) e os documentos legais que foram consultados para a realização da pesquisa, tais como Constituição Federal 1988, Leis de Diretrizes, Base (LDB), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (DCNEI). Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de um projeto de transição nas escolas de Educação Infantil. Existem bases legais e estudos que nos orientam sobre a transição. Eles nos dão a direção para se fazer uma transição tranquila, levando em consideração toda jornada da criança até a chegada no Ensino Fundamental.
Abstract: This article aims to understand the importance of the child's transition process from Early Childhood Education to Elementary School I. The bibliographic research, supported by secondary sources, was supported by studies by Facci (2004), Vygotsky (1984) and Kishimoto ( 2010) and was carried out using a qualitative approach. The procedures used were analysis of primary and secondary sources. The primary source of my work was the Political Pedagogical Project (PPP) and the legal documents that were consulted for the research. Legal documents, such as the Federal Constitution 1988, Laws of Guidelines, Base (LDB), National Curricular Common Base (BNCC) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education (DCNEI). The research results showed the importance of a transition project in Early Childhood Education schools. There are legal bases and studies that guide us on the transition. They give us the direction to make a smooth transition, taking into account the child's entire journey until arrival in elementary school.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.
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