Título: | A criança e o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental I |
Autor(es): | Mello, Bianca Atanes da Silva de |
Orientador(es): | Lacé, Andréia Mello |
Assunto: | Educação infantil Ensino fundamental Ensino fundamental - desempenho dos alunos Educação de crianças |
Data de apresentação: | 14-Mai-2022 |
Data de publicação: | 1-Jul-2022 |
Referência: | MELLO, Bianca Atanes da Silva de. A criança e o processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental I. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo compreender a importância do processo de transição da
criança na Educação Infantil para o Ensino Fundamental I. A pesquisa bibliográfica, apoiada
em fontes secundárias, apoiou-se nos estudos de Facci (2004), Vygotsky (1984) e Kishimoto
(2010) e foi realizada por meio da abordagem qualitativa. Os procedimentos utilizados foram
análise em fontes primárias e secundárias. A fonte primária do meu trabalho foi o Projeto
Político Pedagógico (PPP) e os documentos legais que foram consultados para a realização da
pesquisa, tais como Constituição Federal 1988, Leis de Diretrizes, Base (LDB), Base Nacional
Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil
(DCNEI). Os resultados da pesquisa evidenciaram a importância de um projeto de transição nas
escolas de Educação Infantil. Existem bases legais e estudos que nos orientam sobre a transição.
Eles nos dão a direção para se fazer uma transição tranquila, levando em consideração toda
jornada da criança até a chegada no Ensino Fundamental. |
Abstract: | This article aims to understand the importance of the child's transition process from Early
Childhood Education to Elementary School I. The bibliographic research, supported by
secondary sources, was supported by studies by Facci (2004), Vygotsky (1984) and Kishimoto
( 2010) and was carried out using a qualitative approach. The procedures used were analysis of
primary and secondary sources. The primary source of my work was the Political Pedagogical
Project (PPP) and the legal documents that were consulted for the research. Legal documents,
such as the Federal Constitution 1988, Laws of Guidelines, Base (LDB), National Curricular
Common Base (BNCC) and the National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education
(DCNEI). The research results showed the importance of a transition project in Early Childhood
Education schools. There are legal bases and studies that guide us on the transition. They give
us the direction to make a smooth transition, taking into account the child's entire journey until
arrival in elementary school. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.