Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Karla Lisboa | - |
dc.contributor.author | Corrêa, Bárbara Martins Jorge | - |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Bárbara Martins Jorge. Ácidos graxos trans e a alimentação moderna. 2008. 36 f. Monografia (Especialização em Gastronomia e Saúde)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008. | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2008. | pt_BR |
dc.description.abstract | O consumo de AGT tem aumentado devido aos recentes avanços tecnológicos da indústria
culminante com as mudanças de hábitos alimentares da população e as facilidades de acesso a
novos produtos industrializados, aumentando também as doenças coronárias, inflamatórias,
diabetes, dentre outras que têm sido associadas ao alto consumo de AGT, preocupando nações
que estão criando ações, estratégias e leis com intuito de reduzir esse consumo. Objetivo: O
objetivo geral consiste em verificar o consumo de AGT em alguns países e os seus efeitos na
alimentação. Especificamente, propõe-se identificar a associação entre a ingestão de AGT e o
desenvolvimento de doenças, expor as políticas públicas existentes para a redução do
consumo de AGT, ações e estratégias que estão sendo utilizadas para tal redução, evidenciar
as alternativas propostas pelas indústrias alimentícias. Métodos: Realizou-se pesquisa
bibliográfica de caráter descritivo em sites da Bireme, Medline, Scielo, Lilacs, Adolec, Scirus
for scientific information only, American Journal Epidemiologic, American Journal of
Clinical Nutrition e Jornal American Oil Chemists Societ e Archivos Latinoamericanos de
Nutrición, pautado-se nas observações de Ewin (1997); Chiara et al. (2003); Ening et al.
(1983); Sabarense (2003); Ascherio (1999). Conclusão: Conclui-se a impossibilidade de
analisar os países que consomem em maior e menor quantidade os AGT, pois pesquisas
efetuadas até o momento utilizaram variados instrumentos para coletar os dados
impossibilitando conclusões concretas. No entanto, apesar de contrastes entre países
industrializados e desenvolvidos e países industrializados em desenvolvimento, as tendências
observadas através de estudos sobre consumo alimentar, assinalam a reprodução de
características similares nestes países, nas políticas públicas de redução do AGT, existem
legislações que vigoram regulamentando a rotulagem dos alimentos industrializados,
cobrança de taxas de indústrias e empresas que comercializam produtos com altos teores de
AGT. As indústrias alimentícias têm viabilizado alternativas como a interesterificação e o
fracionamento que visem reduzir o AGT dos alimentos. O marketing tem contribuído por
meio de veiculação de propagandas relativa a efeitos sobre a saúde, além de regulamentações
restringido a participação de crianças ou adolescentes em peças publicitárias de produtos
alimentícios, a venda de determinados alimentos no ambiente escolar e a divulgação de
projetos como “A escola promovendo hábitos alimentares saudáveis”. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ácidos graxos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gordura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Indústria alimentícia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentos - consumo | pt_BR |
dc.title | Ácidos graxos trans e a alimentação moderna | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Especialização | pt_BR |
dc.location.country | BRA | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-06-29T14:48:50Z | - |
dc.date.available | 2009-06-29T14:48:50Z | - |
dc.date.issued | 2009-06-29T14:48:50Z | - |
dc.date.submitted | 2008-09 | - |
dc.identifier.uri | http://bdm.unb.br/handle/10483/312 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The consumption of AGT has been increasing due to the recent technological progresses of
the culminating industry with the changes of alimentary habits of the population and the
access means to new industrialized products, also increasing the diseases coronary,
inflammatory, diabetes, among another that have been associated to the high consumption of
AGT, worrying nations that are creating actions, strategies and laws with intention of
reducing that consumption. Objective: The general objective consists of verifying the
consumption of AGT in some countries and their effects in the feeding. Specifically, he/she
intends to identify the association between the ingestion of AGT and the development of
diseases, to expose the existent public politics for the reduction of the consumption of AGT,
actions and strategies that they are being used for such reduction, to evidence the alternatives
proposed by the provision industries. Methods: He/she took place researches bibliographical
of descriptive character in sites of Bireme, Medline, Scielo, Lilacs, Adolec, Scirus goes
scientific information only, American Journal Epidemiologic, American Journal of Clinical
Nutrition and Jornal American Oil Chemists Societ and Archivos Latinoamericanos of
Nutrición, been ruled in the observations of Ewin (1997); et al had Creaked. (2003); Ening et
al. (1983); Sabarense (2003); Ascherio (1999). Conclusion: The impossibility is concluded of
analyzing the countries that consume in adult and smaller amount AGT, because you research
made until the moment used varied instruments to collect the data disabling concrete
conclusions. However, in spite of contrasts among industrialized countries and developed and
countries industrialized in development, the tendencies observed through studies on
alimentary consumption, they mark the reproduction of similar characteristics in these
countries, in the public politics of reduction of AGT, legislations that invigorate regulating
the labeling of the industrialized foods, collection of taxes of industries and companies that
market products with high tenors of AGT exist. The provision industries have been making
possible alternatives as the interesterifition and the division that seek to reduce AGT of the
foods. The marketing has been contributing through relative run of propagandas to effects on
the health, besides regulations restricted the children's participation or adolescents in
advertising pieces of nutritious products, the sale certain foods in the school atmosphere and
the popularization of projects as the school promoting healthy" alimentary habits. | en |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2008.09.TCC.312 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gastronomia e Saúde
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