Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Maria Lídia Bueno | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Marina Soares | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Marina Soares. Tensões entre a escola, a arte e o direito à cidade : uma análise de produções científicas (2009-2019). 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho surge de pesquisas anteriores realizadas pelo PIBIC, na perspectiva
dos territórios e dinâmicas do DF, com ênfase no Paranoá. Pretendemos analisar o
que se é discutido a respeito da escola, arte e direito à cidade. Para tanto,
realizamos um levantamento de produções científicas, produzidas entre os anos
2009 e 2019. Os trabalhos analisados são nas línguas portuguesa, inglesa e
espanhola, já que buscamos entender quais perspectivas a respeito de nossos
temas de interesse vêm sendo abordadas em diversos lugares do mundo. Traçamos
um histórico da região do Paranoá e trazemos alguns elementos importantes da
história do DF. Realizamos tal análise numa perspectiva geográfica, utilizando
conceitos como território, globalização e cidadania para colocar em foco as relações
entre o direito à cidade, a escola e a arte. Trabalhamos com os dados coletados a
partir da metodologia da análise de conteúdo. Lançamos mão dos conceitos
analisados e resultados de nossa pesquisa para entender os caminhos que
acreditamos serem possíveis na apropriação do território e participação ativa de
jovens e crianças no DF, principalmente no Paranoá. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Paranoá (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do adolescente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte e educação | pt_BR |
dc.title | Tensões entre a escola, a arte e o direito à cidade : uma análise de produções científicas (2009-2019) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-06-29T13:40:55Z | - |
dc.date.available | 2022-06-29T13:40:55Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/31277 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper is a result of previous research opportunities, having taken place through
the PIBIC iniciative, in the perspective of territory dynamics in DF, with an emphasis
on the region of Paranoá. We intend to analyze the current discussions about school,
art and the right to the city. In order to achieve that, we gathered a variety of scientific
papers, produced along the years of 2009 through 2019. The papers being analyzed
are produced either in Portuguese, English or Spanish, since we intend to further
understand the perspectives being taken into consideration, concerning the main
topics of interest in this research, along different places in the globe. We trace
important historic moments of the region of Paranoá, exploring also some important
historical elements of DF. We establish the analysis in a geographical perspective,
taking into account concepts such as territory, globalization and citizenship, in order
to bring attention to the relationships between the right to the city, school and art. We
work with the collected data by the means of content analysis research technique.
Exploring the analyzed concepts and our research’s results, we intend to understand
further possibilities about the ways we believe to be possible to develop further
appropriation of territory and active participation by youngsters and children in DF,
specially in Paranoá. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|