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2021_MarinaSoaresRibeiro_tcc.pdf4,06 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorFernandes, Maria Lídia Bueno-
dc.contributor.authorRibeiro, Marina Soares-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marina Soares. Tensões entre a escola, a arte e o direito à cidade : uma análise de produções científicas (2009-2019). 2021. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho surge de pesquisas anteriores realizadas pelo PIBIC, na perspectiva dos territórios e dinâmicas do DF, com ênfase no Paranoá. Pretendemos analisar o que se é discutido a respeito da escola, arte e direito à cidade. Para tanto, realizamos um levantamento de produções científicas, produzidas entre os anos 2009 e 2019. Os trabalhos analisados são nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, já que buscamos entender quais perspectivas a respeito de nossos temas de interesse vêm sendo abordadas em diversos lugares do mundo. Traçamos um histórico da região do Paranoá e trazemos alguns elementos importantes da história do DF. Realizamos tal análise numa perspectiva geográfica, utilizando conceitos como território, globalização e cidadania para colocar em foco as relações entre o direito à cidade, a escola e a arte. Trabalhamos com os dados coletados a partir da metodologia da análise de conteúdo. Lançamos mão dos conceitos analisados e resultados de nossa pesquisa para entender os caminhos que acreditamos serem possíveis na apropriação do território e participação ativa de jovens e crianças no DF, principalmente no Paranoá.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordParanoá (DF)pt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação do adolescentept_BR
dc.subject.keywordProdução científicapt_BR
dc.subject.keywordArte e educaçãopt_BR
dc.titleTensões entre a escola, a arte e o direito à cidade : uma análise de produções científicas (2009-2019)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-06-29T13:40:55Z-
dc.date.available2022-06-29T13:40:55Z-
dc.date.submitted2021-11-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/31277-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This paper is a result of previous research opportunities, having taken place through the PIBIC iniciative, in the perspective of territory dynamics in DF, with an emphasis on the region of Paranoá. We intend to analyze the current discussions about school, art and the right to the city. In order to achieve that, we gathered a variety of scientific papers, produced along the years of 2009 through 2019. The papers being analyzed are produced either in Portuguese, English or Spanish, since we intend to further understand the perspectives being taken into consideration, concerning the main topics of interest in this research, along different places in the globe. We trace important historic moments of the region of Paranoá, exploring also some important historical elements of DF. We establish the analysis in a geographical perspective, taking into account concepts such as territory, globalization and citizenship, in order to bring attention to the relationships between the right to the city, school and art. We work with the collected data by the means of content analysis research technique. Exploring the analyzed concepts and our research’s results, we intend to understand further possibilities about the ways we believe to be possible to develop further appropriation of territory and active participation by youngsters and children in DF, specially in Paranoá.pt_BR
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